Clipping

Professor Carlos Neto na reportagem da SIC: Em nome dos pais, dos filhos e do espírito livre.

Em que tempos vivemos e vivem os nossos filhos? Este é o ponto de partida da Reportagem Especial. A superproteção dos pais e o excesso de automóveis a circular fazem com que as crianças já não brinquem na rua. As crianças portuguesas estão a consumir, por ano, mais de 5…

Abaixo os campos de futebol! Viva a terra e a criatividade!

Carlos Neto, professor e investigador da Faculdade de Motricidade Humana critica a multiplicação de campos de futebol nas escolas e lamenta a falta de "espaço" para brincadeiras próprias das crianças. "Há uma diferença entre jogar à bola e jogar futebol. Antes não havia um campo de futebol na escola, mas…

"7 Dias do Coração" celebram-se em Setúbal ao longo do mês de maio

Começa hoje a 9.ª edição dos “7 Dias do Coração”, que decorre ao longo de várias atividades, em Setúbal, durante todo o mês de maio. A organização da iniciativa, destinada à população em geral de forma gratuita, é da autoria da Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital…

A nossa sociedade está amordaçada com pais que vivem o tempo a trabalhar

Carlos Neto, professor da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, considera que é "urgente dar mobilidade às crianças" de maneira a aumentar a literacia física e motora de jovens. Em entrevista ao jornal i, o investigador indica que, ao não dar autonomia e independência aos mais novos, estão…

O diretor técnico da FPF foi um dos convidados para o Dia do Futebol na FMH

Como é tradicional todos os anos, a Faculdade Motricidade Humana (FMH) realizou esta sexta-feira "O Dia do Futebol", com vários convidados ligados à modalidade. Coube a José Couceiro, diretor técnico da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abrir uma série de palestras, para falar sobre o desenvolvimento do jogador português. O…

Como brincam hoje as crianças portuguesas

Estrelas & Ouriços organiza primeira conferência sobre a importância de brincar Como brincam hoje as crianças portuguesas’ é o tema da 1ª Conferência Estrelas & Ouriços, que irá decorrer no próximo dia 30 de abril, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, entre as 09H30 e as 12H45. Esta…

Paisagem e corpo no espaço e intimidade

O fotógrafo Gonçalo Furtado expõe no foyer do Centro de Artes e Espectáculos (CAE) de Sever do Vouga até ao final de abril. Inauguração, dia 18 de abril, pelas 21:30, com a presença do Professor Daniel Tercio, da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa. “Partindo de uma noção intuitiva de…

Desfazer fronteiras simbólicas que existem nos espaços expositivos

Como é que projectos de dança ou performance site-specific podem aproximar os públicos ou atrair públicos mais jovens aos espaços que se abrem a estes? O Museu Calouste Gulbenkian, apresentou em Janeiro Formas de Dizer e Pausa e Variações, performances co-criadas com a Faculdade de Motricidade Humana (FMH), desenvolvidas e…

11 de abril: Dia Mundial da Doença de Parkinson

Há cerca de 200 anos, em 1817, James Parkinson médico inglês descrevia, pela primeira vez, no “An Essay on the Shaking Palsy”, uma das doenças neurológicas mais comuns e intrigantes: a Doença de Parkinson. James Parkinson nasceu a 11 de abril 1755 e é por esta razão que todos os…

Exercícios diários de flexibilidade promovem o bem-estar

Práticas devem ser realizadas três vezes ao dia. Cada exercício tem, em média, uma duração entre 15 e 20 segundos. Iniciar o dia a espreguiçar-se é, para muitos portugueses, um ritual insubstituível. A atividade é apoiada e até incentivada pela maioria dos especialistas, já que promove a sensação de bem-estar.…

Erasmus Incoming