Clipping

Quando o coração falha

Os novos tratamentos para as doenças que afetam milhares de portugueses como Salvador Sobral in Visao| 21/09/2017Quando o coração falha Retirado de:Página 1, consultar anexo do artigo

Não pergunte "o que pode o exercício físico fazer por mim?"

O aconselhamento para a atividade física, com base em protocolos formais de intervenção breve, e dirigido a toda a população, deve ser realizado por todos os profissionais de saúde e profissionais de exercício físico, em todas as oportunidades. A prescrição e acompanhamento de uma sessão ou programa de exercício físico,…

Consultas de prescrição de exercício físico chegam aos centros de saúde em 2018

Em 2018, alguns centros de saúde vão ter consultas de prescrição de exercício para utentes com obesidade, diabetes, cancro, e outras doenças. Atividade física vai ser considerada "sinal vital". in Observador | 20/09/2017 Consultas de prescrição de exercício físico chegam aos centros de saúde em 2018 Observador

Panathlon - Educação Física em debate

A Educação Física curricular será debatida, amanhã, no Panathlon de Lisboa. Aberta aos docentes e dirigentes desportivos, a iniciativa, a realizar no Ginásio Clube Português, às 21:15 horas. in A Bola| 20/09/2017Panathlon - Educação Física em debate Retirado de:Página 15, consultar anexo do artigo

Flexibilização pedagógica: um perfil de base humanista

O ano lectivo arranca com grandes expectativas face ao novo projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular dos ensinos básico e secundário, que assume a centralidade das escolas, dos alunos e dos professores no imperativo de “formar pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos activos”. in VER Online | 07/09/2017 Flexibilização pedagógica:…

Mais autonomia torna crianças resilientes

Carlos Neto, professor da Faculdade de Motricidade da Universidade de Lisboa, realizou, juntamente com Frederico Lopes e Rita Cordivil, o primeiro estudo sobre mobilidade das crianças portuguesas in Jornal Notícias| 10/09/2017Mais autonomia torna crianças resilientes Retirado de:Página 4, consultar anexo do artigo

Começar a fazer exercício na meia-idade? Vai sempre a tempo

O risco de sofrer um AVC diminuiu em mais de 50% no caso dos homens que passaram a fazer exercício em comparação com os que se tornaram sedentários, concluiu um estudo norueguês que apenas incluiu homens. Nunca é tarde demais para se começar a fazer exercício físico. Um estudo divulgado…

Jovens com uma voz poderosa combatem a alienação social

Promover as competências e a participação social dos jovens integrando os seus contextos nas “equações de mudança” é o móbil da “Aventura Social” que há 30 anos, e pela mão da professora catedrática e psicóloga clínica e da saúde Margarida Gaspar de Matos, investiga e intervém na saúde e no…

Os riscos do exercício físico

Não existe um fármaco cujos benefícios sejam comparáveis ao simples ato de nos exercitarmos regularmente. Contudo, tal como um medicamento apresenta efeitos secundários e interações, o exercício físico tem também alguns riscos, que se discutem neste artigo. Poderá ficar surpreendido...? in Publico | 03/09/2017 Os riscos do exercício físico Público…

Sagres recebe Conferência Mundial de Medicina aplicada ao Surf

A Conferência Mundial de Medicina aplicada ao Surf tem lugar de 4 a 8 de outubro de 2017, em Sagres, e é apresentada pela Surfing Medicine International. Se adoras surfar, és surfista, estudante, professor de surf, profissional de saúde, nadador-salvador, cientista interessado em surf ou simplesmente gostas de saúde e…

Erasmus Incoming