Bolsas|Prémios|Concursos

Concurso Campus 2030: Aceita o Desafio!

Nações Unidas querem ouvir ideias das Universidades para um futuro mais sustentável

Os campus universitários são a casa da inovação, onde se formam os líderes do futuro e se desenham as soluções para os problemas do amanhã. O Campus 2030 surge como a oportunidade para estudantes e professores converterem o seu campus no modelo global de sustentabilidade.

Programa de Bolsas da Fundação “la Caixa”

No dia 9 de janeiro, às 10h, realiza-se, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, a sessão de apresentação do Programa de Bolsas da Fundação “la Caixa”.

Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos

29.11.2019 - Foi publicado o Aviso de Abertura de Concurso (AAC) e o Guide for Peer Reviewers para submissão de candidaturas a projetos de IC&DT em todos os domínios científicos.
Ao abrigo deste AAC, o prazo para apresentação de candidaturas decorre entre o dia 30 de janeiro de 2020 e o dia 31 de março 2020 (17 horas).

A consolidação e o reforço do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) constituem prioridades da política de ciência e tecnologia nacional. Estas prioridades visam aumentar a competitividade nacional e internacional da ciência e tecnologia, e o seu contributo para a inovação e transferência de conhecimento assim como contribuir para a realização das aspirações globais definidas nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Neste contexto, assume particular relevância a promoção e o reforço de competências das instituições científicas e tecnológicas através da participação das suas equipas em projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT). É com estes objetivos que a FCT abre este concurso a financiamento de projetos de IC&DT em todos os domínios científicos.

Podem candidatar-se, individualmente ou em copromoção, a financiamento equipas de investigação das seguintes entidades portuguesas:

Entidades não empresariais do Sistema de I&I, nomeadamente:
a. Intituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;
b. Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
c. Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
d. Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.
Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, desde que inseridas em projetos de IC&DT liderados por entidades não empresariais do Sistema de I&I.
O/A Investigador/a Responsável (IR) da candidatura:

Deverá identificar um corresponsável pelo projeto que será Co-Investigador Responsável (Co-IR), e que o/a substituirá nas suas faltas, ausências e impedimentos;
Apenas poderá submeter uma candidatura, na qualidade de IR, no presente concurso.

Mais informação em: https://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/ICDT/index.phtml.pt

Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual - 3.ª Edição

As candidaturas ao Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual - 3.ª Edição abrem dia 30 de janeiro de 2020.

O Concurso Individual destina-se a doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal, integrados em unidades de I&D financiadas pela FCT.

Os candidatos identificam previamente a instituição de acolhimento onde irão desenvolver o seu plano de investigação. Os doutorados selecionados são diretamente contratados pela instituição de acolhimento identificada, através de financiamento da FCT.

Consideram-se as seguintes categorias de referência:

  • Investigador júnior: doutorados há 5 anos ou menos, com experiência de investigação pós-doutoral reduzida ou sem currículo científico após o doutoramento na área científica a que se candidata.
  • Investigador auxiliar: doutorados há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidatam, mas com independência científica limitada.
  • Investigador principal: doutorados há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidatam, demonstrando independência científica nos últimos 3 anos.
  • Investigador coordenador: doutorados há mais de 5 anos, detentores do título de habilitado ou agregado em Portugal, com currículo de mérito elevado na área científica a que se candidatam, demonstrando independência científica e com evidência de liderança na área científica a que se candidata.

O concurso está aberto de 30 de janeiro de 2020 até às 17:00 (hora de Lisboa) de 26 de fevereiro de 2020.

As candidaturas são submetidas eletronicamente, em língua inglesa, através da plataforma eletrónica a disponibilizar oportunamente.

Para informação adicional acerca do Concurso de Apoio Individual, contacte-nos através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mais informações em: https://www.fct.pt/apoios/contratacaodoutorados/empregocientifico/ceec_ind_3.phtml.pt

 

Erasmus Incoming