Bolsas|Prémios|Concursos

Edição de 2020 dos Prémios de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR)

Estão abertas as candidaturas à Edição de 2020 dos Prémios de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR)

PRÉMIO CARTAZ 3 DE DEZEMBRO

Premeia o trabalho gráfico que, através de um cartaz, sensibilize e mobilize a opinião pública para o reconhecimento dos direitos das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

  • 1.º Prémio de 3 000 euros – com a parceria do El Corte Inglés, Grandes Armazéns, S.A. e do CENCAL (prémio não pecuniário)
  • 2 Menções Honrosas – com a parceria do CENCAL
  • Candidaturas: de 6 de julho a 23 de setembro de 2020

Mais informações sobre o Prémio Cartaz 3 de Dezembro

PRÉMIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ENG.º JAIME FILIPE

Atribui prémios à conceção e ao desenvolvimento de equipamentos, instrumentos, produtos e tecnologias que promovam a autonomia das Pessoas com Deficiência no seu quotidiano, otimizando as suas capacidades físicas, cognitivas e sociais e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

  • 1.º Prémio de 10 000 euros – com a parceria do grupo Os Mosqueteiros e do CEARTE (prémio não pecuniário)
  • 2 Menções Honrosas – com a parceria do CEARTE
  • Candidaturas: de 6 de julho a 2 de outubro de 2020

Mais informações sobre o Prémio de Inovação Tecnológica Eng.º Jaime Filipe

PRÉMIO PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Distingue os trabalhos realizados pelos estudantes de mestrado e de doutoramento que, através da sua investigação, concorram para produção de conhecimento científico sobre deficiência e inclusão.
Visa, ainda, reconhecer os trabalhos que promovam o estudo do impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas na inclusão e na participação das Pessoas com Deficiência, bem como outros estudos que promovam os direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

  • 1.º Prémio de 5 000 euros - com a parceria do CEFPI (prémio não pecuniário)
  • 2 Menções Honrosas – com a parceria do CEFPI
  • Candidaturas: de 6 de julho a 2 de outubro de 2020

Mais informações sobre o Prémio para as Ciências Sociais e Humanas

Esclarecimentos adicionais através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Bolsas de Investigação CHRC para Doutoramento

Programa em Ciências da Saúde - Saúde Mental Global e Populacional

A NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas anuncia a abertura de concurso para atribuição de 2 Bolsas de Investigação para Doutoramento, na área das Ciências da Saúde - Saúde Mental Global e Populacional.

O concurso está aberto até dia 30 de junho de 2020.

As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e a Unidade de I&D CHRC - Comprehensive Health Research Center (NMS|FCMUNL), (UIDP/04923/2020).

O plano de trabalho das bolsas será desenvolvido no âmbito do PhD Programme in Global Public Health, um programa conjunto da Universidade NOVA de Lisboa e da Universidade do Porto.

O trabalho de investigação será realizado no Lisbon institute of Global Mental Health (LIGMH), uma entidade pertencente ao CHRC – Comprehensive Health Research Center, que visa gerar conhecimento inovador, desenvolver atividades de ensino e fornecer colaboração técnica a governos e organizações não-governamentais nas áreas de Saúde Mental Pública.

Aviso de Abertura de Concurso

Informações e candidaturas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Apoio especial Gender Research for Covid 19

A FCT informa que está aberto o período de apresentação de propostas para o apoio especial Gender Research for Covid 19, desenvolvido em articulação com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). As candidaturas decorrem até às 17h (hora de Lisboa) de 2 de junho de 2020.

Este apoio visa financiar projetos de investigação e iniciativas que permitam a produção e difusão de conhecimento sobre os impactos da Covid-19 nas desigualdades de género e na violência contra as mulheres e violência doméstica.

Os projetos propostos devem seguir três linhas de Investigação e desenvolvimento (I&D):

  • Linha 1 - Género e mercado de trabalho durante e no período pós crise Covid-19
  • Linha 2 - Covid-19, quotidianos, estereótipos e papéis de género
  • Linha 3 - Covid-19 e violência contra as mulheres e violência doméstica

Esta linha de financiamento tem prevista uma dotação orçamental de 500 mil euros, sendo que existem duas tipologias de projetos: os projetos de concretização rápida, com o máximo de 4 meses para desenvolvimento e um apoio máximo por projeto de 20 mil euros; e os projetos de análise longitudinal, com o máximo de 10 meses para desenvolvimento e um apoio por projeto de 40 mil euros.

O apoio é destinado a Instituições do ensino superior e seus institutos, Laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, sociedades científicas ou associações científicas sem fins lucrativos, Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que poderão concorrer individualmente ou em parceria.

Comité de Gestão destas novas Ações COST

A COST tem como missão apoiar a criação de redes de cooperação transnacional entre investigadores em toda a Europa, para que de uma forma livre, aberta e em conjunto, desenvolvam as suas ideias e iniciativas. Estas redes, denominadas COST Actions, possibilitam avanços no desenvolvimento do conhecimento científico e a capacitação dos seus participantes. Portugal é caso de sucesso na COST, da qual  mais de 1.000 investigadores nacionais beneficiam atualmente, participando em mais de 95% das Ações ativas.

Até ao dia 30 de junho de 2020 estão a ser recolhidas manifestações de interesse para integrar o Comité de Gestão destas novas Ações COST.

Para obter informações sobre como proceder, consulte a página do site da FCT dedicada à COST (português ou inglês).

 

Erasmus Incoming