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Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários


Anos: 2      Semestres: 4      Créditos ECTS: 120

Objetivos

O curso pretende habilitar científica e profissionalmente para o desempenho de todas as atividades inerentes à função profissional de um Professor de Educação Física do Ensino Básico e Secundário. Procura a articulação entre os processos de ação, formação e investigação de modo a garantir o desenvolvimento de saberes e competências que caracterizam o “professor-profissional” - i.e. um professor capaz de se adaptar à diversidade das situações educativas com que se defronta, baseando a qualidade da sua atuação no saber: analisar, refletir e justificar. Os objetivos gerais são formulados em estreita articulação com as competências de desempenho profissional inscritas no “Perfil de Competências Gerais do Professor” estabelecidas no DL n.º 240/2001 de 17 de Agosto, e estruturadas aqui em quatro grandes áreas de intervenção profissional, a saber: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Inovação e Investigação Pedagógica; Participação na Escola; e Relação com a Comunidade.

Este curso destina-se aos licenciados da área da educação física e das ciências do desporto por cursos cujos plano de estudos satisfaçam o disposto na alínea 3 do artigo 18º do Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, nomeadamente integrem 120 ECTS na área disciplinar da educação física e desporto.

Coordenação

Coordenador
Professor Doutor Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Telf. 214 149 256

Coordenador Adjunto
Professora Doutora Maria João Figueira Martins 
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Telf. 214 149 121

Áreas Disciplinares

Área científica predominante do curso - Formação de Professores. O curso está predominantemente organizado na área disciplinar Pedagogia e Metodologias de Intervenção nas Atividades Motoras – 114 ECTS e os restantes 6 ECTS podem ser obtidos pela frequência de unidades curriculares de opção nas restantes áreas disciplinares.

De acordo com o artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio, os cursos organizam-se com a seguinte distribuição de ECTS:

  • Iniciação à Prática Profissional - 48 ECTS
  • Didáticas Específicas - 30 ECTS
  • Área Educacional Geral - 18 ECTS
  • Área de docência - 24 ECTS
Plano de Estudos

Consulte AQUI.

Limitações quantitativas

  • Numerus clausus: 87
  • Número de vagas destinadas a candidatos licenciados na época especial de conclusão de licenciatura: 4
  • Número de vagas destinadas à frequência de unidades curriculares isoladas: 6 (2 por turma) em qualquer unidade curricular, à exceção da de Estágio Pedagógico

Júri de Seleção: Professor Doutor Marcos Onofre (Presidente), Professora Doutora Maria João Martins (vogal) e Professor Doutor António Rosado (vogal).

Júri de Creditação: Professor Doutor Marcos Onofre (Presidente), Professora Doutora Maria João Martins (vogal) e Professor Doutor Pedro Morato (vogal).

 

Critérios de Seleção e de Seriação e de Creditação específicos

  1. Satisfação das condições estabelecidas no artigo 17º do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março
  2. Satisfação das condições estabelecidas no artigo 17º do Decreto-Lei n. 79/2014 de 14 de maio
  3. Qualidade do curso de proveniência do 1º ciclo de acordo com o disposto no n.ºs 3 e 4 do artigo 18º do Decreto-Lei n. 79/2014 de 14 de maio pontuada da seguinte forma:
    • 4/5 - Cursos de Licenciatura Universitária em EF pré-Bolonha
    • 3/4 – Cursos de Licenciatura Universitária Bolonha em CD ou EF com garantia de 120 ECTS em EF e DE
    • 2/3 – Cursos de Licenciatura Politécnico em EF pré-Bolonha
    • 1/2 – Cursos de Licenciatura Politécnico em EF com garantia de 120 ECTS em EF e DE
    • 0/1 – Outros cursos
  4. Classificação final do curso (10 a 20 valores)
  5. Experiência profissional na área da formação e do ensino da educação física e desporto escolar pontuada da seguinte forma:
    • 4/5 – Profissionalização em serviço ou exercício, experiência de ensino, de cargos de gestão escolar (órgãos de gestão da escola e gestão intermédia), coordenação de Desporto Escolar e gestor de grupo/equipa, experiência de Supervisão Pedagógica e responsabilidade como Formador Académico e Profissional
    • 3/4 – Profissionalização em serviço ou exercício, experiência de ensino, de cargos de gestão escolar (órgãos de gestão da escola e gestão intermédia),
    • 2/3 – Profissionalização em serviço ou exercício, experiência de ensino, gestor de grupo/equipa do Desporto Escolar
    • 1/2 – Sem profissionalização com experiência de ensino
    • 0/1 – Sem experiência de ensino
  6. Experiência científica na área da formação e do ensino da educação física e desporto escolar
    • 4/5 – Formação Científica ao nível de Mestrado com publicações e comunicações na área de especialidade de Educação e Desporto Escolar
    • 3/4 – Formação Científica ao nível de Pós-graduação com publicações e/ou comunicações na área de especialidade de EF e Desporto Escolar
    • 2/3 – Formação Científica ao nível de Pós-graduação ou cursos acreditados pelo CCPFP
    • 1/2 – Formação Científica ao nível de outros cursos breves
    • 0/1 – Sem formação científica
  7. O resultado da entrevista, quando o Júri de seleção decidir sobre a sua necessidade, nomeadamente para o caso dos candidatos que se encontrem na situação referida no n.º 5 do art.º 18.º do Dec-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio.

A classificação final é obtida a partir do somatório das pontuações indicadas para ii a v, para um máximo de 35 pontos.
A creditação é realizada após a apreciação da experiência académica e profissional do requerente, salvo outras possibilidades, de acordo com os seguintes critérios:

  • FIPEF[1] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos; ser formador acreditado; ter experiência ou formação contínua na área (nomeadamente supervisão pedagógica).
  • EEF2[2] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos; formação contínua na área;
  • DEEEFDE[3] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos; formação contínua na área, experiência profissional relevante e prolongada no ensino da educação física e desporto escolar;
  • EEF1[4] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos; formação contínua na área;
  • ITEF[5] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos; formação contínua na área;
  • EIEF[6] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos, experiência de formação na área, experiência profissional neste domínio;
  • ETDE[7] – realização de cadeira semelhante na formação dos 1º ou 2º ciclos; formação contínua na área; experiência profissional no DE;
  • AE[8] – realização de cadeira semelhante na formação do 1º ou 2º ciclos, experiência profissional no ensino;
  • GCOE[9] – realização de cadeira semelhante na formação do 1º ou 2º ciclos, experiência profissional no âmbito de cargos de gestão intermédia;
  • TGCEF[10] – realização de cadeira semelhante na formação do 1º ou 2º ciclos, formação contínua na área, experiência de ensino;
  • AAFDE[11] – realização de cadeira semelhante na formação do 1º ou 2º ciclos, experiência profissional no âmbito da animação e das atividade de complemento curricular;
  • IE[12] – realização de cadeira semelhante na formação do 1º ou 2º ciclos, experiência profissional no âmbito da investigação e inovação;
  • EPSE[13] – realização de cadeira semelhante na formação do 1º ou 2º ciclos, experiência profissional no âmbito de iniciativas de educação para a saúde na escola;
  • EP[14] – realização do estágio em moldes semelhante ao que é proposto, profissionalização em exercício e em serviço, experiência profissional na orientação de estágios. Relativamente aos estudantes detentores de um expressivo curriculum profissional e académico e aos que concluíram os planos de estudos profissionalizantes pré-Bolonha, nos termos do n.º 3 do art.º 45.º do DL 115/2013, realizarão um relatório detalhado da atividade profissional nos últimos 5 anos ou o relatório da atividade de estágio relativo à área 2 (Inovação e Investigação) e subsequente prova pública de discussão dos mesmos documentos.

[1]Formação e Identidade Profissional em Educação Física
[2]Ensino da Educação Física II
[3] Dimensão Europeia do Ensino da Educação Física e do Desporto Escolar
[4] Ensino da Educação Física I
[5] Inovação e Tecnologia em Educação Física
[6] Estratégias de Inclusão em Educação Física
[7] Ensino e Treino do Desporto Escolar
[8] Avaliação Educacional
[9] Gestão e Cultura Organizacional Escolar
[10]Teoria e Gestão do Curriculum em Educação Física
[11] Animação da Atividade Física e Desportiva na Escola
[12] Investigação Educacional
[13] Educação e Promoção da Saúde na Escola
[14] Estágio Pedagógico 

Propinas

Valor da propina anual (2016/2017): 1063,47€

Regulamento

Horário de funcionamento do curso

Regime diurno

Legislação

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