Dança | 9068

Pré-requisitos

Quem tem de fazer pré-requisitos?

Todos os candidatos ao curso de Dança da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) têm que realizar os pré-requisitos, nomeadamente aqueles que:

  • Terminaram ou frequentam o 12.º ano, independentemente da área frequentada;
  • Já frequentam o ensino superior e um curso distinto do de Ciências do Desporto e pretendem solicitar a transferência de estabelecimento de ensino e a mudançade curso;
  • Já frequentam o ensino superior e um curso ligado às Ciências do Desporto e Educação Física e pretendem solicitar transferência de estabelecimento de ensino (mesmo que tenham realizado pré-requisitos no ano em que ingressaram no ensino superior);
  • Já frequentam a FMH e pretendem solicitar a mudança de curso;
  • Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos regimes especiais de acesso ao ensino superior (funcionários portugueses de missão diplomática portuguesa no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; cidadãos portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; oficiais do quadro permanente das Forças Armadas Portuguesas, no âmbito da satisfação de necessidades específicas de formação das Forças Armadas; estudantes bolseiros nacionais de países africanos de expressão portuguesa, no quadro dos acordos de cooperação firmados pelo Estado Português; funcionários estrangeiros de missão diplomática acreditada em Portugal e seus familiares aqui residentes, em regime de reciprocidade; atletas praticantes com estatuto de alta competição ou integrados no percurso de alta competição a que se refere o Decreto-Lei n.º 125/95, de 31 de maio, e naturais e filhos de naturais do território de Timor-Leste);
  • Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos concursos especiais de acesso ao ensino superior (maiores de 23 anos; titulares de cursos superiores, pós-secundários e médios).
Quando se realizam as inscrições nos pré-requisitos? [2017]

As inscrições para a 1ª fase dos pré-requisitos realizam-se de 21 de fevereiro a 24 de março.

Poderá consultar o calendário geral da DGES em http://www.dges.mec.pt/guias/preq_calend.asp

Como se realizam as inscrições nos pré-requisitos? [2017]

On-line em:

candidatura on-line

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura on-line encontram-se descritos no documento aqui disponível (descarregar pdf).

Nota: A criação da palavra-chave deve ter no mínimo 8 caracteres com maiúsculas, minúsculas, números e um carácter especial. Exemplo: Oeiras2015?

ATENÇÃO: Pode realizar a sua inscrição nos pré-requisitos sem anexar a declaração médica (anexe novamente o Cartão de Cidadão). Será, posteriormente, definida a data limite para a entrega da declaração médica.

 

Quais os documentos necessários para a inscrição on-line nos pré-requisitos?

Os candidatos deverão anexar, aquando a candidatura on-line, cópia dos seguintes documentos:

  • Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão;
  • Atestado/Declaração Médica (se no momento da inscrição ainda não o tiver, deverá entregá-lo nos nossos serviços ou enviar para a morada indicada em baixo);
  • Curriculum Vitae;
  • Questionário preenchido (Questionário).

A inscrição compreende, ainda, o pagamento de um emolumento no valor de 80€ e do seguro no valor de 1,15€.

(Morada para envio de documentos – Faculdade de Motricidade Humana, Divisão de Gestão de Assuntos Académicos, Estrada da Costa, 1499-002 Cruz Quebrada – Dafundo)

Quantas vezes se realizam as provas?

Existem duas chamadas, podendo existir uma 3ª chamada em situações excepcionais

Só pode aceder à 2ª chamada e à 3ª chamada quem:

-Estava inscrito na 1.ª ou na 2ª chamada e não pôde realizar as provas por motivos considerados relevantes;

Não se inscreveu na 1.ª ou 2ª chamada por motivos considerados relevantes.

Em ambos os casos, o estudante terá que pedir autorização, em forma de requerimento dirigido ao Presidente da FMH, e justificar a sua ausência ou a não inscrição nas provas da 1.ª ou 2ª chamada.

O requerimento deve ser entregue na Divisão de Gestão de Assuntos Académicos.

Quando e onde se realizam as provas?

As provas da 1ª fase realizar-se-ão entre 3 de abril a 5 de maio.

Posteriormente serão indicados os dias em que efetivamente se realizarão na FMH.

As provas decorrem na FMH (Edifício dos Esteiros, Estúdio A)

Poderá consultar o calendário geral da DGES em http://www.dges.mec.pt/guias/preq_calend.asp

O que são pré-requisitos do Grupo I – Aptidão funcional e artística?

Os pré-requisitos do curso de Dança correspondem ao Grupo I – Aptidão funcional e artística, que tem por objetivo a avaliação das capacidades e qualidades de expressão artística dos candidatos que assegurem o domínio básico das técnicas de dança necessárias ao prosseguimento de estudos em Dança. 

O resultado dos pré-requisitos é expresso em APTO e NÃO APTO e é de tipo eliminatório, ou seja, para a candidatura ao curso de Dança é necessário obter a classificação de APTO.

Os pré-requisitos são constituídos por duas partes:

  1. Aptidão Funcional
  2. Aptidão Técnico-Artística

 

Em que consiste a avaliação da Aptidão Funcional?

A aptidão funcional tem por objetivo garantir que o candidato possui as características funcionais indispensáveis à continuação dos estudos em Dança.

Essa garantia é dada através de uma comprovação médica. Assim, o candidato deve apresentar comprovação médica da sua condição de APTO, no sentido de se garantirem os pressupostos funcionais indispensáveis à prossecução de estudos em dança.

O candidato só poderá realizar a prova prática se a comprovação médica indicar que não apresenta restrições físicas, pois só desta forma a Faculdade se pode certificar de que poderá realizar qualquer atividade/esforço físico.

A data limite para a entrega do exame médico desportivo será definida posteriormente.

 

Em que consiste a avaliação da Aptidão Técnico-Artística?

A aptidão técnico-artística tem por objetivo garantir que o candidato possui o domínio básico das técnicas de dança e qualidades de expressão artística necessários ao prosseguimento de estudos na licenciatura em Dança.

Essa garantia é determinada na sequência da participação do candidato em dois momentos presenciais a seguir descriminados.

O júri poderá ter igualmente em consideração o currículo de que o candidato faça prova no respetivo processo de candidatura.

 

Em que consiste a avaliação da Prova Prática?

A prova prática, a que são submetidos todos os candidatos não dispensados através da análise e avaliação curricular, consiste numa audição composta pelos seguintes momentos:

Momento 1

O candidato é colocado em situação de aula, tendo de demonstrar capacidades básicas para a prática da dança. Diferentes elementos técnicos e/ou criativos são solicitados em combinações distintas e com a introdução de fatores rítmicos e de espaço, de forma a determinar o domínio técnico de elementos especificamente referidos e das capacidades gerais do candidato, nomeadamente a nível de:

  • Consciência do esquema corporal
  • Capacidade de controlo e coordenação motora
  • Aptidão rítmica
  • Amplitude articular
  • Qualidades criativas

Momento 2

O candidato apresenta uma composição/improvisação coreográfica (máximo 3 minutos) em que demonstre qualidades elementares no âmbito do desempenho expressivo, rítmico e motor.

Como é expresso o resultado final dos pré-requisitos?

O resultado final dos pré-requisitos corresponde à avaliação da prova prática (dois momentos).

A título excepcional e por razões de força maior a avaliação curricular poderá substituir a avaliação presencial.

O resultado dos pré-requisitos é expresso em APTO e NÃO APTO.

Após a realização das provas físicas e a divulgação dos resultados dos pré-requisitos, o candidato deverá dirigir-se à Divisão de Gestão de Assuntos Académicos da FMH para efetuar o levantamento da “Ficha de Pré-Requisitos 2016” à qual está associada uma senha necessária para a candidatura ao ensino superior.

Pode outra pessoa levantar o certificado dos pré-requisitos?

Sim. Se não for o próprio a efetuar o levantamento quem vier terá de trazer uma cópia do documento de identificação do candidato. E se pretenderem que seja enviado por correio devem remeter à FMH um envelope selado com a morada de destino.

Condições de acesso

Quais são as condições de ingresso?

Ter realizado as provas de ingresso estabelecidas para o ano letivo de 2017/2018 e os pré-requisitos do grupo I no ano em que pretende apresentar a candidatura ao ensino superior.

Caso deseje, pode consultar o quadro onde estão todas as condições de acesso e ingresso ao curso de Dança (clique aqui para abrir uma nova janela com a informação).

 

Que provas são exigidas para ingressar na licenciatura de Dança?

A prova exigida para o ingresso no curso de licenciatura em Dança, para o ano letivo de 2017/2018 é uma das seguintes provas:

  • "02-Biologia e Geologia (B)"

ou

  • 10 – Geometria Descritiva

ou

  • 12 – História da Cultura e das Artes

ou

  • 13 – Inglês”ou“18 – Português

 

Como se realizam as inscrições nos pré-requisitos? [2017]

On-line em:

candidatura on-line

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura on-line encontram-se descritos no documento aqui disponível (descarregar pdf).

Nota: A criação da palavra-chave deve ter no mínimo 8 caracteres com maiúsculas, minúsculas, números e um carácter especial. Exemplo: Oeiras2015?

ATENÇÃO: Pode realizar a sua inscrição nos pré-requisitos sem anexar a declaração médica (anexe novamente o Cartão de Cidadão). Será, posteriormente, definida a data limite para a entrega da declaração médica.

 

Que exames do ensino secundário posso realizar como provas de ingresso?

A correspondência entre provas de ingressos e exames nacionais para o ano de 2017 é a seguinte:

Prova de ingresso exigidaExames Nacionais do Ensino Secundário a realizar como prova de ingresso
 
02 – Biologia e Geologia (B) 702 – Biologia e Geologia
10 – Geometria Descritiva 708 – Geometria Descritiva A
12 – História da Cultura e das Artes 724 – História da Cultura e das Artes
13 – Inglês 550 – Inglês (continuação – bienal)
18 – Português 639 – Português OU
239 – Português(exclusivamente para alunos com deficiência auditiva de grau severo ou profundo)

Sempre que existam exames em alternativa, o estudante pode optar pelo que melhor se aplica ao programa que frequentou no ensino secundário, ou optar por realizar aquele que melhor se adapta aos seus objetivos.

 

Qual foi a nota de candidatura do último colocado no ano letivo anterior?

O último candidato colocado na 1.ª fase apresentou uma nota de candidatura de 108,0 e na 2.ª fase o último candidato colocado apresentou uma nota de 127,5.

 

Quantas vagas existem para o ano letivo de 2016/2017?
 Vagas CNAConcurso Especial   Mudança Curso   
  Maiores 23CET Sup., Méd., Pós-Sec.  
 Vagas Vagas Vagas Vagas Vagas 
Ciências do Desporto   147 14  29 
Dança  20 
Ergonomia  20 
Gestão do Desporto  33 
Reabilitaçao Psicomotora  56  11 
TOTAIS  276  25  18  55