Dança | 9068

Pré-requisitos

Quem tem de fazer pré-requisitos?

Todos os candidatos ao curso de Dança da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) têm que realizar os pré-requisitos, nomeadamente aqueles que:

  • Terminaram ou frequentam o 12.º ano, independentemente da área frequentada;
  • Já frequentam o ensino superior e um curso distinto do de Ciências do Desporto e pretendem solicitar a transferência de estabelecimento de ensino e a mudançade curso;
  • Já frequentam o ensino superior e um curso ligado às Ciências do Desporto e Educação Física e pretendem solicitar transferência de estabelecimento de ensino (mesmo que tenham realizado pré-requisitos no ano em que ingressaram no ensino superior);
  • Já frequentam a FMH e pretendem solicitar a mudança de curso;
  • Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos regimes especiais de acesso ao ensino superior (funcionários portugueses de missão diplomática portuguesa no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; cidadãos portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; oficiais do quadro permanente das Forças Armadas Portuguesas, no âmbito da satisfação de necessidades específicas de formação das Forças Armadas; estudantes bolseiros nacionais de países africanos de expressão portuguesa, no quadro dos acordos de cooperação firmados pelo Estado Português; funcionários estrangeiros de missão diplomática acreditada em Portugal e seus familiares aqui residentes, em regime de reciprocidade; atletas praticantes com estatuto de alta competição ou integrados no percurso de alta competição a que se refere o Decreto-Lei n.º 125/95, de 31 de maio, e naturais e filhos de naturais do território de Timor-Leste);
  • Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos concursos especiais de acesso ao ensino superior (maiores de 23 anos; titulares de cursos superiores, pós-secundários e médios).
Quando se realizam as inscrições nos pré-requisitos?

O período de inscrição para a 1.ª fase decorre de 28 fevereiro a 14 de março.

Como se realizam as inscrições nos pré-requisitos?

On-line em:

candidatura on-line

 

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura on-line encontram-se descritos no documento aqui disponível ( descarregar pdf).

Quais os documentos necessários para a inscrição on-line nos pré-requisitos?

Os candidatos deverão anexar, aquando a candidatura on-line, cópia dos seguintes documentos:

  • Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão;
  • Atestado/Declaração Médica (se no momento da inscrição ainda não o tiver, deverá entregá-lo nos nossos serviços ou enviar para a morada indicada em baixo);
  • Curriculum Vitae;
  • Questionário preenchido (Questionário).

A inscrição compreende, ainda, o pagamento de um emolumento no valor de 80€ e do seguro no valor de 1,15€.

(Morada para envio de documentos – Faculdade de Motricidade Humana, Divisão de Gestão de Assuntos Académicos, Estrada da Costa, 1499-002 Cruz Quebrada – Dafundo)

Quando e onde se realizam as provas?

O período para a realização das provas decorrerá entre 7 de abril e 9 de maio. As datas exatas das provas ainda não se encontram definidas. Por este facto, aconselhamos a consulta deste documento com alguma regularidade.

O que são pré-requisitos do Grupo I – Aptidão funcional e artística?

Os pré-requisitos do curso de Dança correspondem ao Grupo I – Aptidão funcional e artística, que tem por objetivo a avaliação das capacidades e qualidades de expressão artística dos candidatos que assegurem o domínio básico das técnicas de dança necessárias ao prosseguimento de estudos em Dança. 

O resultado dos pré-requisitos é expresso em APTO e NÃO APTO e é de tipo eliminatório, ou seja, para a candidatura ao curso de Dança é necessário obter a classificação de APTO.

Os pré-requisitos são constituídos por duas partes:

  1. Aptidão Funcional
  2. Aptidão Técnico-Artística

 

Em que consiste a avaliação da Aptidão Funcional?

A aptidão funcional tem por objetivo garantir que o candidato possui as características funcionais indispensáveis à continuação dos estudos em Dança.

Essa garantia é dada através de uma comprovação médica. Assim, o candidato deve apresentar comprovação médica da sua condição de APTO, no sentido de se garantirem os pressupostos funcionais indispensáveis à prossecução de estudos em dança.

O candidato só poderá realizar a prova prática se a comprovação médica indicar que não apresenta restrições físicas, pois só desta forma a Faculdade se pode certificar de que poderá realizar qualquer atividade/esforço físico.

A data limite para a entrega do exame médico desportivo será definida posteriormente.

 

Em que consiste a avaliação da Aptidão Técnico-Artística?

A aptidão técnico-artística tem por objetivo garantir que o candidato possui o domínio básico das técnicas de dança e qualidades de expressão artística necessários ao prosseguimento de estudos na licenciatura em Dança.

Essa garantia é dada através da avaliação da prova curricular e da prova prática.

 

Em que consiste a avaliação da Prova Curricular?

A avaliação da prova curricular corresponde à apreciação por parte do júri das provas do currículo do candidato na área da dança. É importante associar comprovativos ao currículo apresentado.

Se o júri considerar que o candidato possui um currículo relevante na área pode dispensá-lo da realização da prova prática e atribuir imediatamente a classificação de APTO.

Em que consiste a avaliação da Prova Prática?

A prova prática tem que ser realizada por todos os candidatos que não ficaram dispensados da mesma na prova curricular.

A prova prática corresponde a uma audição composta por 2 momentos:

MomentoObjetivoObservações
 
1 Verificação das capacidades básicas para a prática da dança. O candidato é colocado em situação de aula e são-lhe solicitados diferentes elementos técnicos e/ou criativos em combinações distintas e com a introdução de fatores de ritmo e de espaço de forma a avaliar o candidato ao nível de:
  • Consciência do esquema corporal;
  • Capacidade de controlo e coordenação motora;
  • Aptidão rítmica;
  • Amplitude articular;
  • Qualidades criativas
2 Verificação das qualidades elementares no âmbito do desempenho expressivo, rítmico e motor. O candidato tem que apresentar uma composição/improvisação coreográfica, com a duração máxima de cerca de  1´30´´ (1 minuto e meio), de forma a demonstrar as qualidades avaliadas.
NB: O acompanhamento musical desta composição/improvisação deverá vir em suporte CD ou numa pendrive (ficheiro compatível com leitor mp3), ou emitido desde um computador ou ipod pessoal.
Como é expresso o resultado final dos pré-requisitos?

O resultado final dos pré-requisitos corresponde à avaliação da prova curricular e da prova prática (dois momentos).

Para os candidatos com currículo relevante na área da dança, o resultado final corresponde à avaliação unicamente curricular, uma vez que ficam dispensados da realização das provas práticas.

O resultado dos pré-requisitos é expresso em APTO e NÃO APTO.

Após a realização das provas físicas e a divulgação dos resultados dos pré-requisitos, o candidato deverá dirigir-se à Divisão de Gestão de Assuntos Académicos da FMH para efetuar o levantamento da “Ficha de Pré-Requisitos 2013” à qual está associada uma senha necessária para a candidatura ao ensino superior.

Pode outra pessoa levantar o certificado dos pré-requisitos?

Sim. Se não for o próprio a efetuar o levantamento quem vier terá de trazer uma cópia do documento de identificação do candidato. E se pretenderem que seja enviado por correio devem remeter à FMH um envelope selado com a morada de destino.

Resultados

1.ª fase

2.ª fase

Fase Especial

Condições de acesso

Quais são as condições de ingresso?

Ter realizado as provas de ingresso estabelecidas para o ano letivo de 2013/2014 e os pré-requisitos do grupo I no ano em que pretende apresentar a candidatura ao ensino superior.

Caso deseje, pode consultar o quadro onde estão todas as condições de acesso e ingresso ao curso de Dança (clique aqui para abrir uma nova janela com a informação).

 

Que provas são exigidas para ingressar na licenciatura de Dança?

A prova exigida para o ingresso no curso de licenciatura em Dança, para o ano letivo de 2013/2014 é uma das seguintes provas:

  • "02-Biologia e Geologia (B)"

ou

  • 10 – Geometria Descritiva

ou

  • 12 – História da Cultura e das Artes

ou

  • 13 – Inglês”ou“18 – Português

 

Que exames do ensino secundário posso realizar como provas de ingresso?

A correspondência entre provas de ingressos e exames nacionais para o ano de 2013 é a seguinte:

Prova de ingresso exigidaExames Nacionais do Ensino Secundário a realizar como prova de ingresso
 
02 – Biologia e Geologia (B) 702 – Biologia e Geologia
10 – Geometria Descritiva 708 – Geometria Descritiva A
12 – História da Cultura e das Artes 724 – História da Cultura e das Artes
13 – Inglês 550 – Inglês (continuação – bienal)
18 – Português 639 – Português OU
239 – Português(exclusivamente para alunos com deficiência auditiva de grau severo ou profundo)

Sempre que existam exames em alternativa, o estudante pode optar pelo que melhor se aplica ao programa que frequentou no ensino secundário, ou optar por realizar aquele que melhor se adapta aos seus objetivos.

 

Quantas vagas existem para o ano letivo de 2014/2015?

O número de vagas é de 20.

 

Qual foi a nota de candidatura do último colocado no ano letivo anterior?

O último candidato colocado na 1.ª fase apresentou uma nota de candidatura de 111,5 e na 2.ª fase o último candidato colocado apresentou uma nota de 114,5.