Pré-requisitos
- Quem tem de fazer pré-requisitos?
-
Todos os candidatos ao curso de Dança da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) têm que realizar os pré-requisitos, nomeadamente aqueles que:
- Terminaram ou frequentam o 12.º ano, independentemente da área frequentada;
- Já frequentam o ensino superior e um curso distinto do de Ciências do Desporto e pretendem solicitar a transferência de estabelecimento de ensino e a mudança de curso;
- Já frequentam o ensino superior e um curso ligado à área da Dança e pretendem solicitar mudança de estabelecimento de ensino (mesmo que tenham realizado pré-requisitos no ano em que ingressaram no ensino superior);
- Já frequentam a FMH e pretendem solicitar a mudança de curso;
- Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos regimes especiais de acesso ao ensino superior (funcionários portugueses de missão diplomática portuguesa no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; cidadãos portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; oficiais do quadro permanente das Forças Armadas Portuguesas, no âmbito da satisfação de necessidades específicas de formação das Forças Armadas; estudantes bolseiros nacionais de países africanos de expressão portuguesa, no quadro dos acordos de cooperação firmados pelo Estado Português; funcionários estrangeiros de missão diplomática acreditada em Portugal e seus familiares aqui residentes, em regime de reciprocidade; atletas praticantes com estatuto de alta competição ou integrados no percurso de alta competição a que se refere o Decreto-Lei n.º 125/95, de 31 de maio, e naturais e filhos de naturais do território de Timor-Leste);
- Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos concursos especiais de acesso ao ensino superior (maiores de 23 anos; titulares de cursos superiores, pós-secundários e médios).
- Quando se realizam as inscrições dos pré-requisitos? (atualizado a 06/04/2021)
-
As inscrições para a 1ª fase realizam-se online até 23 de abril.
- Como se realizam as inscrições nos pré-requisitos?
-
As inscrições realizam-se on-line devendo, para o efeito, efetuar um registo.
Link para a Inscrição on-line: https://fenix.fmh.ulisboa.pt.Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura on-line encontram-se descritos no documento aqui disponível (descarregar pdf).
Deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: https://fenix.fmh.ulisboa.pt/accountCreation, deve, neste caso, preencher todos os campos assinalados com um *.
Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o Centro de Informática através do seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Quais os documentos necessários para a inscrição on-line nos pré-requisitos?
-
Os candidatos deverão anexar, aquando a candidatura online, cópia dos seguintes documentos:
- Cópia do documento de identificação;
- Atestado/Declaração Médica (o original deve ser enviado para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até data a definir);
- Curriculum Vitae;
- Questionário preenchido (Questionário).
A inscrição compreende o pagamento de um emolumento no valor de 70€ e do seguro no valor de 2,03€.
- Quantas vezes se realizam as provas?
-
Podem existir duas chamadas, mas só pode ir à época especial quem:
- Estava inscrito na 1.ª chamada e não pôde realizar as provas por motivos considerados relevantes;
- Não se inscreveu na 1.ª chamada por motivos considerados relevantes.
Em ambos os casos, o estudante terá que pedir autorização, em forma de requerimento dirigido ao Presidente da FMH, e justificar sua ausência ou a não inscrição nas provas da 1.ª chamada.
O requerimento é anexado ao processo de inscrição, no período de candidatura para a época especial ou para quem já estava inscrito, enviado para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . - Quando e onde se realizam as provas? (atualizado a 26/03/2021)
-
As provas da 1ª fase realizar-se-ão até 30 de junho. A data concreta será definida e divulgada posteriormente.
- O que são pré-requisitos do Grupo I – Aptidão funcional e artística?
-
Os pré-requisitos do curso de Dança correspondem ao Grupo I – Aptidão funcional e artística, que tem por objetivo a avaliação das capacidades e qualidades de expressão artística dos candidatos que assegurem o domínio básico das técnicas de dança necessárias ao prosseguimento de estudos em Dança.
O resultado dos pré-requisitos é expresso em APTO e NÃO APTO e é de tipo eliminatório, ou seja, para a candidatura ao curso de Dança é necessário obter a classificação de APTO.
Os pré-requisitos são constituídos por duas partes:
- Aptidão Funcional
- Aptidão Técnico-Artística
- Em que consiste a avaliação da Aptidão Funcional?
-
A aptidão funcional tem por objetivo garantir que o candidato possui as características funcionais indispensáveis à continuação dos estudos em Dança.
Essa garantia é dada através de uma comprovação médica. Assim, o candidato deve apresentar comprovação médica da sua condição de APTO, no sentido de se garantirem os pressupostos funcionais indispensáveis à prossecução de estudos em dança.
O candidato só poderá realizar a prova prática se a comprovação médica indicar que não apresenta restrições físicas, pois só desta forma a Faculdade se pode certificar de que poderá realizar qualquer atividade/esforço físico.
- Em que consiste a avaliação da Aptidão Técnico-Artística?
-
A aptidão técnico-artística tem por objetivo garantir que o candidato possui o domínio básico das técnicas de dança e qualidades de expressão artística necessários ao prosseguimento de estudos na licenciatura em Dança.
Essa garantia é determinada na sequência da participação do candidato numa prova prática.
A prova prática corresponde a uma audição composta por dois momentos:
- Aula de dança
- Oficina de dança
Ambos os momentos são realizados em estúdio, e destinam-se a apurar as capacidades básicas para a prática da dança.
MOMENTO 1
Participação numa aula de dança, combinando diferentes elementos técnicos capazes de avaliar o candidato ao nível da:
- Consciência do esquema corporal
- Capacidade de controlo e coordenação motora
- Aptidão rítmica
MOMENTO 2
Participação numa oficina de movimento com vista a determinar a capacidade do candidato no que respeita às qualidades criativas e à disponibilidade para o trabalho colaborativo.
O júri poderá ter igualmente em consideração o currículo de que o candidato faça prova no respetivo processo de candidatura.
A título excecional e por razões de força maior a avaliação curricular poderá substituir a avaliação presencial.
- Em que consiste a avaliação da Prova Prática?
-
A prova prática tem que ser realizada por todos os candidatos.
A título excecional e por razões de força maior a avaliação curricular poderá substituir a avaliação presencial. A prova prática corresponde a uma audição composta por dois momentos:
- Aula de dança
- Oficina de dança
Ambos os momentos são realizados em estúdio, e destinam-se a apurar as capacidades básicas para a prática da dança.
Momento 1
Participação numa aula de dança, combinando diferentes elementos técnicos capazes de avaliar o candidato ao nível da:- Consciência do esquema corporal
- Capacidade de controlo e coordenação motora
- Aptidão rítmica
Momento 2
Participação numa oficina de movimento com vista a determinar a capacidade do candidato no que respeita às qualidades criativas e à disponibilidade para o trabalho colaborativo. - Como é expresso o resultado final dos pré-requisitos?
-
O resultado dos pré-requisitos é expresso em APTO e NÃO APTO.
Após a realização das provas físicas e quando informado pelos Serviços (através de e-mail e no site), o candidato deverá dirigir-se ao Núcleo de Acolhimento Divisão de Gestão de Assuntos Académicos da FMH para efetuar o levantamento da “Certificação dos Pré-Requisitos” à qual está associada uma senha necessária para a candidatura ao ensino superior.
- Pode outra pessoa levantar o certificado dos pré-requisitos?
-
Sim. Se não for o próprio a efetuar o levantamento, quem o fizer terá de trazer uma cópia do documento de identificação do candidato. Se pretenderem que seja enviado por correio, devem remeter à FMH um envelope selado com a morada de destino.
Condições de acesso
- Quais são as condições de ingresso?
-
Ter realizado as provas de ingresso estabelecidas para o presente ano letivo e os pré-requisitos do grupo I no ano em que pretende apresentar a candidatura ao ensino superior.
- Que provas são exigidas para ingressar na licenciatura de Dança?
-
A prova exigida para o ingresso no curso de licenciatura em Dança é uma das seguintes provas:
- "02 – Biologia e Geologia (B)"
ou
- “10 – Geometria Descritiva”
ou
- “12 – História da Cultura e das Artes”
ou
- “13 – Inglês”ou“18 – Português”
- Como se realizam as inscrições nos pré-requisitos?
-
As inscrições realizam-se on-line devendo, para o efeito, efetuar um registo.
Link para a Inscrição on-line: https://fenix.fmh.ulisboa.pt.Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura on-line encontram-se descritos no documento aqui disponível (descarregar pdf).
Deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: https://fenix.fmh.ulisboa.pt/accountCreation, deve, neste caso, preencher todos os campos assinalados com um *.
Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o Centro de Informática através do seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Que exames do ensino secundário posso realizar como provas de ingresso?
-
A correspondência entre provas de ingressos e exames nacionais é a seguinte:
Prova de ingresso exigida Exames Nacionais do Ensino Secundário a realizar como prova de ingresso 02 – Biologia e Geologia (B) 702 – Biologia e Geologia 10 – Geometria Descritiva 708 – Geometria Descritiva A 12 – História da Cultura e das Artes 724 – História da Cultura e das Artes 13 – Inglês 550 – Inglês (continuação – bienal) 18 – Português 639 – Português OU
239 – Português(exclusivamente para alunos com deficiência auditiva de grau severo ou profundo)Sempre que existam exames em alternativa, o estudante pode optar pelo que melhor se aplica ao programa que frequentou no ensino secundário, ou optar por realizar aquele que melhor se adapta aos seus objetivos.
- Quantas vagas existem para o presente ano letivo?
-
O número de vagas é de 20.
- Qual foi a nota de candidatura do último colocado no ano letivo anterior?
-
O último candidato colocado na 1.ª fase apresentou uma nota de candidatura de 106,0 e na 2.ª fase o último candidato colocado apresentou uma nota de 109,5.