Laboratório de Pedagogia

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Missão

LaPed logoO LaPed é uma unidade operativa de investigação do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades (DECSH), que contribui diretamente para a consolidação da área disciplinar de Pedagogia e Métodos de Intervenção nas Atividades Motoras.
O LaPed assenta em bases paradigmáticas e em orientações metodológicas internacionalmente reconhecidas, que tiveram a sua génese na FMH, no Mestrado em Ciências da Educação – Metodologia da Educação Física, integrando atualmente a investigação e formação produzida no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, nas diferentes áreas de especialidade, do Mestrado em Ensino da Educação Física, e nas áreas de especialidade do doutoramento em Ciências da Educação – Formação de Formadores, Didática da Educação Física e Desporto, e Teoria Curricular e Avaliação.
A perspetiva de investigação do LaPed traduz o alargamento das referências paradigmáticas e metodológicas iniciadas nos anos oitenta do séc. XX, no então Ramo Educacional, privilegiando uma visão global e integrada do objeto das Ciências da Educação ou da Pedagogia, a saber: o estudo das situações de educação na multiplicidade de contextos em que ocorrem.

Direção

 

  • Coordenação Geral: Marcos Onofre
  • Comissão Administrativa: Marcos Onofre (coordenador), João Costa.
  • Comissão Pedagógica: Ana Quitério (coordenadora), Filomena Araújo.
  • Comissão Científica: António Rodrigues (coordenador), Maria Martins, João Martins.

 

Programa de investigação

A investigação no LaPED articula-se com as três áreas de especialidade de doutoramento (Didática da EF e Desporto; Formação de Formadores; Teoria Curricular e Avaliação), integrando atualmente 3 linhas de investigação com preocupações específicas.

  1. Formação de professores
    Coordenação: Marcos Onofre
    1. Formação de Professores : O sucesso na Formação de Professores
      • A supervisão no estágio pedagógico na formação inicial de professores de Educação Física
      • O Sucesso no desenvolvimento profissional contínuo em Professores de Educação Física. Conhecimento, autoeficácia e qualidade do ensino
      • O Practicum na Formação Inicial em Educação Física e Desporto: determinantes para a sua qualificação
      • Desenvolvimento profissional através de comunidades de prática
    2. Qualidade do Ensino - Aprendizagem:
      • Estudo ecológico da gestão da aula .
      • O impacto do ensino nas oportunidades de aprendizagem dos alunos e suas perceções
      • A Escola, a Educação Física e a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis
  2. Contextos Educativos
    Coordenação: António Rodrigues
    • A cultura escolar dos estudantes e dos jovens
    • A cultura organizacional da escola
Investigadores
Investigadores Integrados

Investigadores Colaboradores

  • António Pedro Duarte (Portugal, Doutorando FCT)
  • Cláudio Guerreiro (Portugal)
  • Lara Pinto (Portugal, Doutorando FCT)
  • Cibelle Martins (Brasil)
  • Geraldo Wellington (Brasil, Doutorando FCT)
  • Isabel Gerardo (Portugal)
  • Barbara Vale-Frias (Portugal)
Projetos de investigação em curso:
  1. Perception of the constraints experienced by physical education teachers regarding overweight and obese students: An international survey
    Entidades: LaPED, Université de Liége, Unversity of Birmingham and others (Brazil, Slovakia, South Africa, Romania, Spain, India, Luxembourg) Equipa LaPED: Marcos Onofre (coord.), João Costa, Ana Quitério, e Maria Martins
  2. Educación y Deporte La formación inicial en Educación Física y la promoción de un estilo de vida activa y saludable en contexto escolar
    Entidades: LaPED e REAFES (Universidade Estadual de Londrina, Universidade Norte do Paraná; Universidad de Playa Ancha de Ciencias de la Educación; Universidad del Tolima; Universidad A Coruña, Universidad de Murcia, Universidad Pablo de Olavide de Sevilla; Universidad Autónoma de Chihuahua, Universidad de Guadalajara, Universidad de Sonora, Universidad Juárez del Estado de Durango; Universidade Lusófona de Humanidades).
    Equipa LaPED: Marcos Onofre (coord.), Maria Martins (coord. adjunta), João Martins, João Costa e Ana Quitério
  3. Professional Development of Teacher Educators through Communities of Practice
    Entidades: LaPED & UIDEF/Institute of Education
    Equipa LaPED: Marcos Onofre (coord.), João Costa, Maria Martins, António Rodrigues, João Martins, Ana Quitério, Lara Pinto
  4. Effective CPD in PETE, teachers' teaching self-efficacy, teachers’ knowledge and their teaching quality
    Entidades: LaPED
    Equipa LaPED: Marcos Onofre (coord.), António Pedro Duarte
  5. Training experiences, Physical Education PST teaching self-efficacy and their teaching quality along the practicum
    Entidades: LaPED & FCT
    Equipa LaPED: Marcos Onofre (coord.), Ana Quitério(coord Adjunta), João Costa, Maria Martins e João Martins
  6. Basic Motor Competencies in Physical Education
    Entidades: LaPED, University of Potsdam, Germany; University of Basel, Switzerland, University of Applied Sciences and Arts Northwestern Switzerland; University of Luxembourg
    Equipa LaPED: Marcos Onofre (coord.) e Lara Pinto
  7. PE-CPD provision: an international comparison
    Entidades: University of Birmingham, Université de Liege, University College Cork, Universidade Rural do Rio de Janeiro, Technical University of Opole.
    Equipa LaPED: Marcos Onofre (coord.), Maria Martins, João Costa
  8. Study of the relationship between the Initial PETE and the promotion of a healthy and active lifestyle in school context
    Entidades: LaPED
    Equipa LaPED: João Martins e Ana Quitério
  9. As práticas de avaliação no ensino-prendizagem
    Equipa LaPED: Filomena Araújo (coord.), Ana Quitério
  10. Projetos no âmbito d’O estudo dos contextos educativos

  11. A cultura dos estudantes e dos jovens
  12. A cultura organizacional da escola
  13. Equipa LaPED: António Rodrigues (coord.)

Projectos de Investigação:

  1. Classroom Ecology Management and Students Social Agenda: characteristics of the PE teachers’ collective work on the PE curricular development
    Entidades: LaPED & FCT
    Equipa LaPED: Marcos Onofre (coord.) e João Costa
  2. Classroom Ecology Management and Students Social Agenda: teaching self-efficacy, teachers’ knowledge and their teaching quality
    Entidades: LaPED & FCT
    Equipa LaPED: Marcos Onofre (coord.) e Maria Martins
  3. Physical Education and Lifestyles: Why are adolescentes physically (in)active?
    Entidades: LaPED & FCT
    Equipa LaPED: Francisco Carreiro da Costa e João Martins
Projetos de extensão à comunidade

Os projetos de extensão à comunidade do LaPED visam divulgar e potenciar as condições que conferem qualidade às experiências de ensino e de aprendizagem de Educação Física. Estes projetos desenvolvem-se em parceria ou por iniciativa própria do LaPED.

Coordenação do European Physical Education Observatory (EPEO) em colaboração com a EUPEA (European Physical Education Association) e a SPEF (Sociedade Portuguesa de Educação Física)

Apoio às escolas da rede de estágios, no âmbito de atividades de investigação, formação e avaliação externa.

Apoio e cooperação com autarquias no âmbito de formação de professores e qualidade do ensino

Links

EuPEO - www.eupeo.eu
Mobak - mobak.info/bmc-eu
PhyLit -

Regulamento

Regulamento do Laboratório de Pedagogia

O presente regulamento define as linhas orientadoras do LaPed e estabelece a sua estrutura e funcionamento. O Laboratório de Pedagogia (LaPed) constitui-se a partir de proposta inicial elaborada em 2011 e é reconhecido no Regulamento da Área de Investigação (RAI publicado no regulamento .nº 665/2011, Diário da Républica, 2.ª série, N.º 234, 7 de Dezembro de 2011).

Âmbito

O LaPed é uma unidade operativa de investigação do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades (DECSH), que contribui diretamente para a consolidação da área disciplinar de Pedagogia e Métodos de Intervenção nas Atividades Motoras.

O LaPed assenta em bases paradigmáticas e em orientações metodológicas internacionalmente reconhecidas, que tiveram a sua génese na FMH, no Mestrado em Ciências da Educação – Metodologia da Educação Física, integrando atualmente a investigação e formação produzida no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, nas diferentes áreas de especialidade, do Mestrado em Ensino da Educação Física, e nas áreas de especialidade do doutoramento em Ciências da Educação – Formação de Formadores, Didática da Educação Física e Desporto, e Teoria Curricular e Avaliação.

A perspetiva de investigação do LaPed traduz o alargamento das referências paradigmáticas e metodológicas iniciadas nos anos oitenta do séc. XX, no então Ramo Educacional, privilegiando uma visão global e integrada do objeto das Ciências da Educação ou da Pedagogia*, a saber: o estudo das situações de educação na multiplicidade de contextos em que ocorrem.

*Estrela, A. (1992). Pedagogia, Ciência da Educação. Porto: Porto Editora.

Finalidades

As finalidades do LaPed são as seguintes:

  1. Produzir conhecimento no âmbito das linhas de investigação definidas, com o rigor, pertinência e atualidade suscetíveis de se traduzir em publicação científica referenciável e que contribua para a qualificação dos profissionais e das suas práticas na área da Educação;
  2. Garantir os recursos, materiais e humanos, que permitam a realização dos processos de investigação com validade e consistência;
  3. Estabelecer uma estreita relação com a formação realizada na FMH informando, a partir dos resultados da investigação, os cursos de pós-doc, de doutoramento, de mestrado, de licenciatura e outros;
  4. Divulgar os resultados da investigação desenvolvida através de conferências, cursos breves, seminários, pós-graduações, livros e publicações;
  5. Estabelecer parcerias em projetos de investigação e de formação e divulgação com estruturas científicas e profissionais da área da educação;
  6. Assegurar de forma regular e sustentada, as condições de financiamento que suportem os custos subjacentes à atividade do LaPed.

Linhas de Investigação

Na definição das linhas de investigação do LaPed é considerada a vantagem da estreita articulação entre a pesquisa produzida no âmbito das especialidades de doutoramento em Educação da FMH, uma vez que é neste âmbito que se desenvolve grande parte da sua ação.

O LaPed integra grandes linhas de investigação:

  • Formação de formadores;
  • Qualidade do Ensino - Aprendizagem
  • Contexto Educativos;

Infra-estruturas e Equipamentos

A sala do LaPed está localizada no 2.º piso do Edifício Costa, em frente do secretariado do DECSH, com 8 postos de acesso à internet, onde estão registadas 6 câmaras vídeo, 4 microfones de emissão/receção à distância, 4 tripés e 2 computadores de mesa.

Recursos Humanos

Podem ser filiados do LaPed os elementos que cumpram todos os critérios de admissão seguintes:

  1. Possuir o grau de Doutor;
  2. Desenvolver investigação que se situe nas linhas enunciadas neste regulamento (cf. âmbito e linhas de investigação), o que será atestado pelo percurso científico e produção associada;
  3. Fornecer nos prazos definidos ao coordenador do LaPed os elementos referentes à produção científica individual, bem como dos seus orientandos não doutorados, nos últimos 5 anos (trabalhos publicados, teses de mestrado e de doutoramento) de forma a que o LaPed possa responder ao disposto no ponto 3.2.4.1.2. do RAI;
  4. Participar nas reuniões do LaPed;
  5. Integrar os recursos técnicos, financeiros e equipamentos à sua responsabilidade no espaço físico do LaPed;
  6. São ainda considerados membros não filiados do LaPed os estudantes de 2º ou 3º ciclos da FMH e os que desenvolvam trabalho de investigação no LaPed (pós doc, investigadores visitantes, bolseiros) sob supervisão de um Doutor filiado no LaPed;
  7. A integração de novos filiados será analisada em reunião plenária, a partir da proposta feita por um dos membros doutorados; será votada a partir da análise sobre os critérios anteriormente definidos, sendo aceite por maioria dos filiados presentes na reunião.

Coordenação

De modo a operacionalizar o previsto nos pontos 4.4.1. e 4.4.2. do RAI, o LaPed procederá de acordo com a metodologia abaixo indicada.

Com base na análise dos elementos curriculares fornecidos pelos docentes do LaPed que se disponibilizem para desempenhar a função de coordenação, os investigadores filiados no LaPed propõem aquele que apresente condições para assumir essa responsabilidade.

Depois de eleito o coordenador, será feita a proposta fundamentada da sua nomeação ao Presidente da FMH.

As competências e deveres do Coordenador de Laboratório estão estipuladas no RAI. Dessas competências saliente-se:

  • apresentar as linhas de desenvolvimento estratégico;
  • planear a atividade do LaPed;
  • gerir os recursos disponíveis de modo a optimizar as funções de investigação;
  • representar o LaPed em todos os órgãos de gestão em que tal venha a ser necessário e nas circunstâncias internas e externas que o justifiquem;
  • apresentar planos de atividade e relatórios anuais durante o período de exercício de funções;
  • estimular no grupo de investigadores a conceção e execução de projetos e outras ações conducentes ao aumento de financiamento do LaPed;
  • criar condições para, de forma sistemática, promover o desenvolvimento do LaPed, nomeadamente no que respeita a partilha crítica e construtiva de conhecimento, permitindo elevar o nível da investigação realizada pelos membros.

Internamente a coordenação desenvolver-se-á de acordo com a seguinte estrutura:

  • Coordenação Geral - abrangendo a ligação das diferentes áreas do LaPed, plano de atividades, relatório de atividades, representação, coordenação administrativa (incluindo o inventário de recursos, o regulamento de utilização de espaços e equipamentos, a gestão financeira e de equipamentos para recolha e tratamento de informação, a aquisição de material, ...), e preparação de eleições, que será assegurada pelo Coordenador;
  • Coordenação Científica - abrangendo as publicações e estudos, as revistas com IF a privilegiar, o levantamento e inventário de eventos científicos, nacionais e internacionais, a integração das linhas de investigação;
  • Coordenação Pedagógica - abrangendo a publicação de informação de apoio à formação, organização de grupos de discussão de mestrandos/doutorandos, organização dos seminários de doutoramento em Ciências da Educação (Estudos Avançados, Conferência, Metodologias de Investigação), inventário de unidades curriculares (1.º e 2.º ciclos que podem beneficiar da informação produzida pela investigação).

Todas as áreas serão asseguradas pelo coordenador que será coadjuvado por um membro filiado no LaPed e indicado para o efeito pelo conjunto dos membros filiados no mesmo.

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