Centro de Estudos de Artes Performativas (CEAP)

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2011 JoomlaWorks Ltd.

Webpage: http://ceapfmh.wordpress.com/
Missão

logotipo do centro de estudos de artes performativasO Centro de Estudos em Artes Performativas é uma das unidades operacionais da Faculdade de Motricidade Humana. A pesquisa desenvolvida no CEAP realiza-se nos seguintes eixos:
Documentação, interpretação e transmissão – A transitoriedade dos fenómenos performativos e a respetiva intangibilidade acarretam tarefas suplementares orientadas para o domínio de processos de registo, inventariação e tratamento, e transmissão.
Iconografia do corpo e da performance humana – Esta linha de investigação desenvolve a análise e interpretação dos processos de representação do corpo e das suas performances considerando os eixos diacrónico e sincrónico.
Lusofonia e identidades – A partir da noção da cultura expressiva, pretende-se analisar os fenómenos de interculturalidade, de multiculturalidade e de trocas culturais, considerando simultaneamente as porosidades e as impermeabilidades dos grupos sociais no espaço da lusofonia.
Além das actividades de investigação, o CEAP tem igualmente como missão funcionar como uma plataforma de divulgação de eventos artísticos e académicos no âmbito das artes performativas.

Direção

Luísa Roubaud - Directora

Gonçalo M. Tavares - Subdirector

Programa de investigação

O programa de investigação desenvolvido no CEAP compreende investigação de terreno no âmbito dos estudos culturais e do estudo das manifestações performativas. Neste sentido, o CEAP está especialmente vocacionado para intervir na inventariação e classificação do património imaterial, incluindo os processos de transmissão e difusão das práticas performativas no espaço da lusofonia. O CEAP dá também apoio à criação artística e enquadra a criação coreográfica na perspetiva da investigação inerente aos fazeres em dança.

 

Investigadores

Assistentes Convidados

Membros Colaboradores

  • Sérgio Bordalo e Sá
  • Sophie Coquelin
Projetos de investigação

Danza durante la Guerra Civil y el franquismo (1936-1960): políticas culturales, identidad, género y patrimonio coreográfico. Projecto I+D da Secretaría de Estado de Investigación, Desarrollo e Innovación/Programa Estatal de Fomento de la Investigación Científica y Técnica de Excelencia/Subprograma Estatal de Generación de Conocimiento, do Ministerio de Economía y Competitividad. (Referencia HAR2013-48658-C2-2-P). Período de execução: 2015-2017.

Anthropology: Politics and Displays of Culture and Museology (ISCTE-IUL e FCSH-NOVA/CRIA, INET-MD, IELT; colaboração l CSIC/ Madrid, Labexmed/Maison Méditerranéenne des Sciences de l´Homme, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL e Universidade Federal do Rio de Janeiro/UNIRIO). Projecto financiado pela FCT (Ref.ª PD/00423/2012). Período de execução: 2013-2017. [Em parceria com INET-md.]

Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura Portuguesa do séc. XX, (FCT: Refª PTDC/EAT-MMU/118753/ 2010). Participação dos pólos do Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança da FCSH-UNL, da FMH-UL), da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (Cetac. Media). Período de execução: 2012-2015. [Em parceria com INET-md.]

Estudos Europeus em Dança in progress : metodologias e interdisciplinaridades. Acordo Portugal-França: Programa PESSOA 2010-11. Projeto apoiado pela FCT.

Projetos de extensão à comunidade

Colaboração com a Cia Paulo Ribeiro no livro Uma Coisa Concreta – Companhia Paulo Ribeiro 20 Anos de Histórias e no documentário A Dança de Paulo Ribeiro Vista do Interior. Outubro 2016.

Workshop Dança Movimento Terapia. FMH-UL. 22 Outubro 2016

Workshop Contacto-Improvisação e Dança Contemporânea. FMH-UL. 27 e 30 Setembro 2016.

Jornadas "Práticas Performativas em Torno do Corpo-Arquivo". FMH-UL. 30 Junho 2016. [Em parceria com INET-md]

XVIII Mostra de Dança FMH. Teatro da Trindade, Lisboa. 25 Maio 2016.

“Histórias do Mar” – evento cultural. Livraria Ler Devagar, LX Factory, Lisboa. 15 Maio 2016.

Dia Mundial da Dança na FMH. FMH-UL. 29 Abril 2016. Colaboração com a Cia Olga Roriz na área do curso FOR. 2014/15.

Erasmus Incoming