Processo de Candidatura

Os Programas de Mobilidade da FMH regem-se por Regulamento próprio, que pode ser consultado aqui. O processo de candidatura aos Programas de Mobilidade decorre todos os anos entre 1 e 15 de abril. Esta candidatura refere-se a mobilidades para o ano letivo seguinte e desenvolve-se nas seguintes fases:

1.ª Fase

Para iniciar o processo de candidatura é necessário entregar os seguintes documentos:

  1. A Ficha de Pré-Candidatura prenchida | disponível aqui
  2. O Histórico do aluno atualizado | a solicitar na Divisão de Gestão de Assuntos Académicos

Os documentos entregues devem ser previamente verificados pelo estudante, em particular o Histórico, uma vez que será este o documento utilizado para todos os processos de seriação necessários.

2.ª Fase

Após a publicação da seriação dos candidatos, deverão os candidatos selecionados entregar os seguintes documentos no Gabinete ERASMUS:

  1. Programas relativos às Unidades Curriculares (UC) para as quais irá requerer equivalência | a solicitar junto da Faculdade/Universidade de acolhimento
  2. O Formulário de Candidatura [Student Application Form] disponível aqui:  Brasil | ERASMUS
  3. O Contrato de Estudos [Learning Agreement] disponível aqui:  Brasil | ERASMUS
  4. A Tabela de Conversão | disponível aqui
3.ª Fase

Preenchimento dos documentos a enviar para a Reitoria, entregues no Gabinete ERASMUS:

  1. A Ficha de Identificação de Estudante Erasmus para efeito de pedido de Bolsa
  2. A Procuração | Aqui disponível uma Minuta de Procuração (onde é indicado o procurador, que passa a ter plenos poderes para assinar quaisquer documentos respeitantes à mobilidade ERASMUS, receber quaisquer quantias respeitantes a uma eventual bolsa ERASMUS, e tratar de todas as questões de índole académica, nomeadamente na Divisão de Gestão de Assuntos Académicos da FMH)
  3. A Declaração de Compromisso
  4. A Declaração de Permanência é imprescindível a sua entrega após o regresso do período de mobilidade, com as datas de chegada e partida, sem a qual não será reconhecido o período de mobilidade.
  5. O Relatório de Mobilidade | preencher e entregar no prazo máximo de 15 dias após a data de partida
  6. A Fotocópia do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). No caso de estudantes em mobilidade para o Brasil, fotocópia do Seguro de Saúde
  7. A Fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão
  8. O NIB (só estudantes ERASMUS)
  9. Enviar fotografia tipo passe (em formato JPEG), para o seguinte endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Erasmus Incoming