Mestrado em Ergonomia

Enquadramento

O novo curso de Mestrado em Ergonomia surgiu com o objetivo de otimizar a formação atualmente oferecida e colmatar a necessidade de aprofundar e/ou desenvolver competências no domínio dos Fatores Humanos, da Segurança no Trabalho ou da Usabilidade e Experiência de Utilização.
Com a criação deste novo curso de Mestrado em Ergonomia procura-se dar resposta a uma necessidade profissional a todos os que se dedicam à otimização das condições de trabalho, à conceção de sistemas de produção e produtos, à segurança, higiene e saúde no trabalho e à usabilidade e experiência de utilização. Este curso permite o desenvolvimento profissional contínuo, quer para os profissionais de Ergonomia, quer para todos aqueles que procuram novas oportunidades.
 
Estrutura Curricular
Estrutura curricular é constituida por disciplinas obrigatórias e optativas, sendo possível, para estas últimas, três arranjos distintos alternativos conducentes ao aprofundamento das competências num de três domínios: dos Fatores Humanos, da Segurança no Trabalho ou da Usabilidade e Experiência de Utilizador.
O curso tem uma duração de 2 anos letivos (4 semestres), sendo necessária a obtenção de 120 ECTS.
 
Candidaturas
1. Fases de candidaturas
Fase I – De 23 de Abril a 18 de Maio
Fase II – De 4 de Junho a 13 de Julho de 2012
Fase III - De 23 de Julho a 31 de Agosto de 2012
Fase IV- De 3 a 21 de Setembro de 2012
 
2. Divulgação dos resultados da seriação dos candidatos até:
Fase I – 25 de Maio de 2012
Fase II – 20 de Julho de 2012
Fase III – 7 de Setembro de 2012
Fase IV – 29 de Setembro de 2012
 
3. Matrículas/inscrições
Fase I – De 26 de Maio a 1 de Junho de 2012
Fase II – De 23 de Julho a 15 de Agosto de 2012
Fase III – De 10 a 14 de Setembro de 2012
Fase IV – De 1 a 5 de Outubro de 2012
 
Condições de Acesso
1. Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ergonomia:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os principios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da FMH;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FMH
2. Podem também candidatar-se estudantes finalistas de primeiro ciclo, beneficiando de inscrição provisória com pelo menos 165 ECTS realizados
 
Limitações Quatitativas
Numerus de vagas: 40
Número de inscrições indispensáveis ao funcionamento do curso:10
 
Propinas
A divulgar brevemente
 
Coordenação do Curso
A coordenação do curso está a cargo da Professora Doutora Catarina Maria Gomes Duarte da Silva , tendo como coordenador adjunto o Professor Doutor Rui Miguel Bettencourt Melo.
 
Contactos
Professora Doutora Catarina Maria Gomes Duarte da Silva
+351 214 149 162 ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar )

Professor Doutor Rui Miguel Bettencourt Melo
+351 214 149 138 ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ).