Entrada Planeamento
Planeamento Versão para impressão Enviar por E-mail

CURSO ISAK NÍVEL 3

O curso está organizado em cinco momentos sequenciais: (1) aulas teóricas e teórico-práticas, onde serão ministrados todos os conteúdos teóricos e onde os formandos terão, para além da vivência prática dos procedimentos de medida, como forma de revisão para o exame prático, vivência prática de ensino necessária á orientação dos formandos nível 1 nos últimos três dias do curso; (2) Exame prático; (3) Supervisão do trabalho desenvolvida por um grupo de participantes durante as aulas práticas do curso de nível 1; (4) Exame teórico escrito; (5) Participação na organização do exame do curso de nível 1; e (6) um momento pós-curso para completar a medição do perfil completo de medidas em 20 sujeitos.

Os cinco primeiros momentos decorrem em seis dias consecutivos de trabalho, com aulas teóricas e teórico-práticas e práticas das 8h30m às 18h. Durante as aulas práticas os formandos trabalham em grupos de três assumindo alternadamente as funções de anotador, avaliador e sujeito nas aulas de revisão dos procedimentos de medida, e as funções de professor, avaliador e sujeito, nas aula de treino de ensino.

Durante o exame prático o formando assume duas funções, a de anotador (enquanto não estiver a ser avaliado) e a de examinado. O esquema de funcionamento do exame é divulgado antes do início do mesmo, de forma que o formando tome conhecimento das horas em que vai ser avaliado e das horas em que assumirá a função de anotador das medidas que o colega que está a fazer exame obtiver. Durante o exame cada formando deverá medir três sujeitos (alunos das licenciaturas da FMH). Em cada modelo deverá: 1)marcar os pontos de referência necessários à obtenção de 10 medidas antropométricas; 2) medir duas vezes de forma sequencial aquelas medidas; 3) apagar os pontos de referência antes de passar para o modelo seguinte.

Após aprovação no exame prático, o formando terá um prazo de seis meses para completar e enviar um ficheiro XLS com o resultado da avaliação do perfil completo feita em 20 sujeitos. Só após verificação dos perfis enviados será atribuído o certificado internacional do ISAK.

 

CURSOS ISAK NÍVEL 1 E NÍVEL 2

Os cursos estão organizados em dois momentos sequenciais: (1) aulas teóricas e teórico-práticas, onde serão ministrados todos os conteúdos teóricos e onde os formandos terão a vivência prática necessária para conseguirem obter as medidas do perfil restrito com percentagens de erro técnico de medida dentro dos limites propostos pelo ISAK; (2) exame prático e teste teórico de aferição conhecimentos; e (3) um momento pós-curso para completar o perfil restrito (nível 1) ou o perfil completo (nível 2) de medidas em 20 sujeitos.

Os dois primeiros momentos decorrem em três dias (nível 1) ou quatro dias (nível 2) consecutivos de trabalho, com aulas teóricas e teórico-práticas das 8h30m às 18h. Durante as aulas teórico-práticas, os formandos trabalham em grupos de três assumindo alternadamente as funções de anotador, avaliador e observado. O exame prático decorre na tarde do último dia de trabalho. Durante o exame o formando assume duas funções, a de anotador (enquanto não estiver a ser avaliado) e a de examinado. O esquema de funcionamento do exame é divulgado antes do início do mesmo, de forma que o formando tome conhecimento das horas em que vai ser avaliado e das horas em que assumirá a função de anotador das medidas obtidas pelos colegas que estão a fazer exame. Durante o exame cada formando deverá medir três sujeitos-modelos (alunos das licenciaturas da FMH). Em cada modelo deverá: 1) marcar os pontos de referência necessários à obtenção de 10 medidas antropométricas; 2) medir duas vezes de forma sequencial aquelas medidas; 3) apagar os pontos de referência antes de passar para o modelo seguinte.

Após aprovação no exame prático, o formando terá um prazo de quatro meses (nível 1) ou seis meses (nível 2) para completar e enviar um ficheiro XLS com o resultado da avaliação do perfil restrito ou completo feita em 20 sujeitos. Só após verificação dos perfis enviados será atribuído o certificado internacional da ISAK.

O teste teórico de aferição de conhecimentos tem apenas carácter informativo não tendo a sua classificação influência na aprovação final do participante.

Depois do exame prático, existem mais duas sessões de trabalho das 09:00 às 18:00 (25 e 26 de junho, para o nível 1; 9 e 10 de setembro, para o nível 2), para iniciar a medição dos perfis. Estas sessões são: (1) FACULTATIVAS, para os formandos que pretendam obter apenas certificação ISAK e (2) OBRIGATÓRIAS para os formandos que pretendam igualmente certificação pelo CCPFC ou ECTs.

 

CURSOS ISAK NÍVEL 1, 2 E 3

Equipamento necessário para as aulas: Como todos os estudantes medem e são medidos durante as sessões práticas, devem usar roupa que permita o acesso fácil aos locais de marcação dos pontos de referência das diferentes medidas (por exemplo: calções, tops, bikinis). Será igualmente necessário trazer um computador portátil para as sessões práticas.

 


Produzido em Joomla!. Designed by: business hosting plan bandwidth definition Valid XHTML and CSS.