2007.

Barreiros, J, Cordovil, R., & Carvalheiro, S. (2007) (Eds.). Desenvolvimento Motor da Criança . Lisboa: Edições FMH.

Barreiros, J., Figueiredo, T. & Godinho, M. (2007). The contextual interference effect in applied settings. European Physical Education Review, 13, 2, 195-208.

Barreiros, J. & Krebs, R.J. (2007). Desenvolvimento motor: a delimitação de uma área disciplinar. In J. Barreiros, R. Cordovil e S. Carvalheiro (Eds.), Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 7-23) . Lisboa: Edições FMH.

Borba, R., Barreto, H. & Barreiros, J. (2007). Encolhendo o espaço de jogo: insights para a compreensão do desenvolvimento táctico-técnico da criança. In J. Barreiros, R. Cordovil e S. Carvalheiro (Eds.), Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 61-69) . Lisboa: Edições FMH.

Borém, F., Lage, G., Vieira, M.N., Barreiros, J. (2007). Aplicação de pistas visuais e táteis no controle da afinação em uma obra virtuosística para contrabaixo.  In D. Santiago e R. Bordini (Eds.), A nais do 3º Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional (pp.563-569) .  Salvador: EDUFBA.

Catela, D., Seabra, A.P., & Barreiros, J. (2007). Obstáculos e cinemática da acção de agarrar em crianças e adultos. In H.C. Rodrigues, P.R. Fernandes, A.P. Veloso, J.A. Simões e M.A. Vaz (Eds.) Actas do 2º Encontro Nacional de Biomecânica 2007 . (pp. 273-278). Lisboa: IST Press.

Catela, D., Seabra, A.P., & Barreiros, J. (2007). Tamanho do objecto e cinemática da acção de agarrar em crianças e adultos. In H.C. Rodrigues, P.R. Fernandes, A.P. Veloso, J.A. Simões e M.A. Vaz (Eds.) Actas do 2º Encontro Nacional de Biomecânica 2007 . (pp. 267-272). Lisboa: IST Press.

Catela, D., Seabra, A.P., & Barreiros, J. (2007). Constrangimentos morfológicos e cinemática do transporte de um objecto em crianças e adultos. In H.C. Rodrigues, P.R. Fernandes, A.P. Veloso, J.A. Simões e M.A. Vaz (Eds.) Actas do 2º Encontro Nacional de Biomecânica 2007 . (pp. 261-266). Lisboa: IST Press.

Catela, D., Barreiros, J., & Seabra, A.P. (2007). Incorporação motora de um objecto como instrumento para agarrar em crianças e adultos. In J. Barreiros, R. Cordovil e S. Carvalheiro (Eds.), Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 91-97) . Lisboa: Edições FMH.

Cordovil, R., Barreiros, J. & Araújo, D. (2007). Risco, constrangimentos e affordances: uma perspectiva de desenvolvimento. In J. Barreiros, R. Cordovil e S. Carvalheiro (Eds.), Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 155-166) . Lisboa: Edições FMH.

Cunha, M., Barreiros, J., Gonçalves, I., & Figueiredo, H. (2007). Observação do padrão de sucção nutritiva em recém-nascidos de muito baixo peso. In J. Barreiros, R. Cordovil e S. Carvalheiro (Eds.), Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 251-265) . Lisboa: Edições FMH.

Cunha, M, Barreiros, J., Gonçalves, I., & Figueiredo, H. (2007). The nutritive sucking patterns in very low birth weight preterm babies. Proceedings of the Graz Symposium on Developmental Neurology: Early Developmental Transformations (p. 31).

Diniz, A., Barreiros, J., Crato, N., & Benda, R. (2007 ). Modelling learning curves: a segmented-trend method. Proceedings do International Symposium on Measurement, Analysis and Modeling (pp. 319-324). Lisboa, Edições FMH.

Figueiredo, H., Barreiros, J. Gonçalves, I. & Cunha, M. (2007). Avaliação de um programa de intervenção oral em recém-nascidos pré-termo de muito baixo peso. ESSFisionline , 3, 2, 3-12 ( http://ess/ips/pt/essfisionline/vol3n2 /).

Figueiredo, H, Barreiros, J. , Gonçalves, I. , & Cunha, M. (2007). A Intervenção oral na alimentação do recém-nascido pré-termo de muito baixo peso. In J. Barreiros, R. Cordovil e S. Carvalheiro (Eds.), Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 239-249) . Lisboa: Edições FMH.

Lage, G.M., Borém, F., Vieira, M.N., & Barreiros, J. (2007). Visual and tactile information in the double-bass intonation control. Motor Control , 11, 151-165.

Patraquim, M.J., Barreiros, I., & Gonçalves, I. (2007). A variabilidade da pega infantil e o constrangimento do diâmetro do lápis. In J. Barreiros, R. Cordovil e S. Carvalheiro (Eds.), Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 145-154) . Lisboa: Edições FMH.

Rodrigues, P., Freitas, C., Vasconcelos, O., & Barreiros, J. (2007). Preferência manual numa tarefa de antecipação-coincidência: efeitos da direcção do estímulo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto , 7, 1.

Rodrigues, P., Freitas, C., Vasconcelos, O., & Barreiros, J. (2007). Efeitos da direcção do estímulo numa tarefa de antecipação-coincidência em sinistrómanos e destrímanos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto , 7, 1.

Veloso, E., Barreiros, J., & Santos, C. (2007). Controlo respiratório e orientação subaquática do bebé na piscina: desenvolvimento de um instrumento de avaliação. In J. Barreiros, R. Cordovil e S. Carvalheiro (Eds.), Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 277-284) . Lisboa: Edições FMH.

 

2006.

Barreiros, J. (2006). Envelhecimento, degeneração, desuso e lentidão psicomotora. In J.Barreiros, M. Espanha e P. Pezarat-Correia (Eds.). Actividade física e envelhecimento (pp. 89-104). Lisboa: Edições FMH.

Barreiros, J. (2006). Percepção de risco na criança. Actas do 3º Congresso da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (p. 28). Lisboa, Junho de 2006.

Cunha, M., Barreiros, J. Gonçalves, I., Figueiredo, H., & Machado, M.C. (2006). Nutritive sucking pattern - from very low birth weight preterm to term newborn. In J.F. Lucey, J.Horbar, and R.Soll (Eds.) Book of Abstracts of the Hot Topics in Neonatology 2006 (p.261).

Cunha, M., Barreiros, J., Gonçalves, J., Figueiredo, H., Machado, M.C. (2006). The newborn nutritive sucking patterns. Maturation and stimulation effects. Acta Pediática Portuguesa, 37,5, S4.

Figueiredo, H., Barreiros, J., Gonçalves, I., Cunha, M. (2006). Effects of a prefeeding intervention program on very low birthweight preterm infants. Acta Pediática Portuguesa, 37,5, OP4 .

Fernandes, O., Barreiros, J., Pezarat-Correia, P. & Hooltuis, A. (2006). Muscular stability and the proportional duration model. . In Hoppeler, H., Reilly, T., Tsolakidis, E., Gfeller, L., & Klossner, S. (Eds.), 11 th annual Congress of the European College of Sport Science Book of Abstracts , (p-400). July 2006, Lausanne , Switzerland .

Barreiros, J., Cabri, J., Diniz, A., Bruno, P.M. (2006). Timing the golf swing in three different conditions. In Hoppeler, H., Reilly, T., Tsolakidis, E., Gfeller, L., & Klossner, S. (Eds.), 11 th annual Congress of the European College of Sport Science , Book of Abstracts, (p-400). July 2006, Lausanne , Switzerland .

Reis, A, Barreiros, J., & Gamaro, G. (2006). Stress infantil em ténis: estudo do cortisol salivar e da escala de stress infantil em jovens em situação pré-competitiva e competitiva. Brazilian Journal of Physical Education and Sport., 20 , 5, 424.

Barreiros, J. (2006). Abandono desportivo na adolescência. Brazilian Journal of Physical Education and Sport., 20 , 5, 320.

Barreiros, J. (2006). Interferência e variabilidade na aprendizagem. Brazilian Journal of Physical Education and Sport ., 20 , 5, 41-42.

Barreiros, J. (2006). Envelhecimento, degeneração, desuso e lentidão psicomotora. In J.Barreiros, M. Espanha e P. Pezarat-Correia (Eds.). Actividade física e envelhecimento (pp.89-104). Lisboa: Edições FMH.

Barreiros, J. (2006). Um Olhar sobre o desenvolvimento das acções: a paisagem epigenética. In D. Rodrigues (Ed.). O corpo que (des)conhecemos (pp.99-108). Lisboa: Edições FMH.

Borém, F. , Lage, G.M. Vieira, M.N. & Barreiros, J. (2006), Uma perspectiva interdisciplinar da visão e do tato na afinação de instrumentos não-temperados. In S. A. Lima (Ed.) Performance e interpretação musical - uma prática interdisciplinar (pp.80-101). S. Paulo, Musa Editora.

Barreiros, J., Espanha, M., & Pezarat-Correia, P. (2006). Actividade física e envelhecimento . Lisboa: Edições FMH.

 

2005.

Bruno, P.M., Figueiredo, T. P. & Barreiros, J. (2005). O caso do aprendiz auto-regressivo. XII Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística , Lisboa, 2005.

Diniz, A., Barreiros, J. & Crato, N. (2005). A memória do tempo... Processos persistentes em tarefas de tapping. In Actas do XIII Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística (pp.301-308) . Lisboa, 2005.

Diniz, A., Barreiros, J. & Crato, N. (2005). A memória do tempo: séries temporais de memória longa em tarefas de tapping nas condições de sincronização, sincopação e reprodução. XII Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística , Lisboa, 2005.

Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R. & Barreiros, J. (2005). Controlo Motor e Aprendizagem: Trabalhos Práticos (2ª edição). Lisboa: Edições FMH.

Pezarat-Correia, P., Cabri, J. & Barreiros, J. (2005). Electromyographic analysis of the golf swing: a case study. Active lifestyles: the impact of education and sport Book of Abstracts of the AIESEP World Congress (p.64). Lisbon, 2005.

Vieira, A.S., Accioly, B., Barreiros, J. & Carvalho, J. (2005). Motivation for sports and dropout in adolescence. Active lifestyles: the impact of education and sport Book of Abstracts of the AIESEP World Congress (p.71). Lisbon , 2005.

 

 

2004.

 

Barreiros, J. (2004). O desenvolvimento motor como área emergente do conhecimento. In Campello, J. E. (Ed.) Paradigma, vivências e curriculum (pp.69-100). S. Luis do Maranhão: Imprensa Universitária.

Barreiros, J. (2004). Como perspectivar a Aprendizagem Motora. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto , 4, 2, 71-73.

Barreiros, J. (2004). A escala corporal das acções motoras: uma perspectiva de desenvolvimento. In J. Barreiros, M. Godinho, F. Melo e C. Neto (Eds.). Desenvolvimento e Aprendizagem: perspectivas cruzadas (pp. 239-260). Edições FMH.

Barreiros, J., Godinho, M, Melo, F. & Neto, C. (2004). Desenvolvimento e Aprendizagem: Prespectivas Cruzadas . Lisboa: Edições FMH.

Malho. M.J. & Neto. C. (2004). Espaço Urbano e independência de mobilidade na infância. Boletim do IAC , nº 73, Julho/Setembro, Separata nº11.

Neto, C. & Marques, A. (2004). A mudança de competências motoras na criança moderna: a importância do jogon de actividade física. In J. Barreiros; M. Godinho; R. Melo & C. Neto (Eds.). Desenvolvimento e Aprendizagem:Perspectivas Cruzadas (pp. 1-27). CIPER, Lisboa: Edições FMH.

Neto, C. (2004). Desenvolvimento da motricidade e as "culturas de infância. In W. Moreira & R. Simões (Eds.) Educação Física - Intervenção e Conhecimento Científico (pp. 35-50 ). Piracicaba - Brasil: Editora UNIMEP.

Pereira, B., Mendonça, D., Neto, C., Valente, L. & Smith, P. K. (2004). Bullying in portuguese schools. School Psychology International .Vol. 25 (2): 211-254.

Rodrigues, P., Vasconcelos, O & Barreiros, J. (2004). Estudo da capacidade de atenção perceptiva em função da preferência manual, do sexo e da prática desportiva. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto , 4, 2, 159-160.

 

2003.

Barreiros, J. (2003). Jogo, desenvolvimento e ordem. Revista Sinergis , 4, 2, 31-42.

Condessa, I., Neto, C. & Carreiro da Costa, F. (2003). A organização de tarefas motoras e aprendizagem: estudo do nível inicial de habilidade motora e da estrutura da tarefa numa unidade de ensino. Cinergis. Vol. 4, nº2: 61-73.

 

 

2002.

Barreiros, J. (2002). A Criança e a Percepção do Risco . Livro de resumos do Congresso "Crescer em Segurança - 10 anos depois" promovido pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) (s/p).

Barreiros, J. (2002). As relações institucionais e as possibilidades de cooperação: tendências recentes no ensino superior pós-graduado. Actas do 9º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa. Cultura e Contemporaneidade da Educação Física e no Desporto. E agora ? (pp.144-147). S. Luis do Maranhão: Edições Prata da Casa.

Barreiros, J. (2002). Percepção e acção. Perspectivas teóricas e as questões do desenvolvimento e aprendizagem. In G. Guedes, A. Vargas, J. Barros e S. Aragão (Eds.), Desenvolvimento Infantil - Actas do VI Encontro da Sociedade Internacional para Estudos da Criança , Rio de Janeiro, Setembro de 2001 (pp. 25-36). Espinho: Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte.

Barreiros, J. & Figueiredo, T. (2002). Interferência contextual na aprendizagem de uma tarefa de propulsão com crianças. Livro de Resumos do 9º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa. (pp.144-147). S. Luis do Maranhão: Universidade Federal do Maranhão.

Barros, J.; Vargas, A. & Neto, C. (2002). Jogo infantil e hiperatividade. Sprint Magazine , nº 118, pp. 35-43. Rio de Janeiro.

Carvalhal, I. & Neto, C. (2002). Maturação e aprendizagem do padrão de corrida: o impacto de um programa de actividades motoras no desenvolvimento da corrida, em crianças de 2 e 3 anos de idade. Cadernos de Educação de Infância , nº 63, pp, 40-43.

Cislaghi, K. & Neto, C. (2002). O recreio escolar e as expectativas das crianças. Sprint Magazine , nº 121, pp. 28-35. Rio de Janeiro.

Godinho, M., Melo, F., Mendes, R. & Barreiros, J. (Ed.) (2002). Controlo Motor e Aprendizagem (pp. 71-77). Lisboa: Edições FMH.

Marques, A. R., Neto, C., Oliveira, B. & Angulo, J. (2002). Um olhar sobre o recreio, espaço de jogo, aprendizagem e alegria mas tambem de conflito e de medo. In A. Estrela e J. Ferreira (Ed.). Indiscipline et Violence à Lécole. Actas do XI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF, Universidade de Lisboa.

Marques. A., Neto, C. & Pereira, B. (2002). Changes in school playground to reduce agressive behavior. In M. Martinez (Ed.) Prevention and control of aggression and the impact on its victims . (pp.137-145). New York: Kluwer Academic/Plenum Publishers.

Melo, F. & Barreiros, J. (2002). A terceira idade, uma população de peso a nível social . Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física , 23, (pp. 23-36)

Neto, C. (2002). Desenvolvimento da criança e jogo de actividade física. In G. Guedes; A. Vargas; J. Barros & S. Aragão (Ed.) Desenvolvimento Infantil (pp. 163-179). Livro Anual da Sociedade Internacional para Estudos da Criança (2002). Porto: Edições - Educação Física, Saúde e Desporto - ISCS-N

Neto, C. (2002 ). Desenvolvimento Motor e Contextos Sociais. In Projecto Prata da Casa (Eds.). Cultura e Contemporaneidade na Educação Física e no Desporto. E agora? (64-68). Actas do 9º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa. São Luis/Ma- Brasil: Edição do Projecto Prata da Casa Da Universidade de São Luis do Maranhão (ISSN 1415-2797).

Neto, C. (2002). Transições- A entrada no 2º ciclo. In Centro Doutor João dos Santos - Casa da Paia (Eds.). Transições da 1ª Infância à Adolescência (pp. 249-250). Actas do 2º Encontro do Centro Doutor João dos Santos-Casa da Praia

Pereira, B .; Neto, C .; Smith, P. & Angulo, J. (2002). Reinventar los espacios de recreo para prevenir la violencia escolar. Cultura y Educación. Revista de Teoria, Investigación y Práctica . Vol. 14 (3), pp. 297-311. Salamanca.

 

2001.

Barreiros, J. (2001). Percepção, Acção e Envelhecimento. In O.C. Guedes (Ed.) Idoso, Esporte e Actividades Físicas (pp.101-111). Ed. Ideia: João Pessoa (Brasil).

Barreiros, J., Carita, I. & Godinho, M. (2001). Problemas teóricos e operacionais da medida da aprendizagem. In Maria da Graça Sousa Guedes (Ed.), Aprendizagem Motora: problemas e contextos (pp. 71-78). Lisboa: Edições FMH.

Figueiredo, T. & Barreiros, J. (2001). Interferência Contextual numa tarefa de coincidência-antecipação com crianças. In Maria da Graça Sousa Guedes (Ed.), Aprendizagem Motora: problemas e contextos (pp. 79-92). Lisboa: Edições FMH.

Godinho, M. & Barreiros, J. (2001). Aprendizagem Motora: considerações gerais e quatro ilustrações. In Maria da Graça Sousa Guedes (Ed.), Aprendizagem Motora: problemas e contextos (pp. 49-56). Lisboa: Edições FMH.

Marques, A. R., Neto, C. & Pereira, B. O. (2001). Changes in school playground and agressive behaviour reduction. In M. Martinez (Coord.). Prevention and Control of Aggression and the Impact on its Victims (pp 137-145) .New York : Kluwer Academic/Plenum Publishers.

Marques, A. & Neto, C. (2001). As características dos recreios os comportamentos anti-sociais em crianças do 1º ciclo. Cinergis . Vol. 2, nº 2, pp. 59-74. Santa Cruz do Sul (Brasil).

Neto, C. (2001). A criança e o jogo: perspectivas de investigação. In B. Pereira, A. Pinto (Coord.). A Escola e a Criança em Risco - Intervir para Prevenir (pp. 31-51). Porto : Edições ASA.

Neto, C. (2001). A importância da educação física e formação desportiva no contexto escolar. In A. Vargas (Ed.). Desporto e Tramas Sociais (pp. 119-131). Rio de Janeiro : Ed. Sprint.

Neto, C. (2001). A motricidade como expressão do desenvolvimento da criança: algumas notas históricas e pedagógicas. In R. Krebs (Ed.). Desenvolvimento Infantil em Contexto (pp. 81-99). Livro Anual da Sociedade Internacional para Estudos da Criança (2001). Florianópolis: Editora da UDESC.

Neto, C. (2001). Aprendizagem, desenvolvimento e jogo de actividade física. In G. Guedes (Ed.). Aprendizagem Motora: problemas e contextos . (pp. 193-220). Lisboa: Edições FMH.

 

2000.

Barreiros, J., Melo, F. & Sardinha, E.B. (2000). Percepção e Acção III . Lisboa: Edições FMH.

Cadima, F., Casinhas, M., Matos, R. & Barreiros, J. (2000). Sensibilidade cinestésica e aprendizagem motora em crianças e jovens. In . In J. Barreiros, F. Melo e E.B. Sardinha (Eds.), Percepção e Acção III (pp. 56-74). Lisboa: Edições FMH.

Chiviacowsky, S., Barreiros, J., Godinho, M. & Mendes, R. (2000). Self-controlled frequencies of KR can influence the quality of performance in the acquisition of a sequential motor task. In J. Avela, P.V.Komi and J. Komulainen (Ed.), 5th Annual Congress of the European College of Sport Science (p. 207). Jyvaskila, Finland.

Cowie, H., Jennifer, D., Neto, C., Angulo, J. C., Pereira, B., Del Barrio, C. & Ananiadou, K. (2000). Comparing the nature of workplace bullying in two European countries: Portugal and U.K. . In M. Sheehan, S. Ramsay & J. Patrick (Eds.), Transcending Boundaries (pp. 120-125). Brisbane: Griffith University.

Duarte, J., Barreiros, J. & Seabra, A.P. (2000). Os efeitos da prática na organização temporal da acção de agarrar em crianças e adultos. In . In J. Barreiros, F. Melo e E.B. Sardinha (Eds.), Percepção e Acção III (pp. 136-165). Lisboa: Edições FMH.

Godinho, M., Mendes, R., Melo, F. & Barreiros, J. (2000). Controlo Motor e Aprendizagem: Trabalhos Práticos . Lisboa: Edições FMH.

Marques, A. R. & Neto, C. (2000). As características do recreio escolar e os comportamentos agressivos das crianças. In E. Coquet (Coord.). Actas do Congresso Internacional " Os Mundos Sociais e Culturais da Infância" , CESC-IEC, Braga, 244-251.

Matos, R., Godinho, M. & Barreiros, J. (2000). A percepção da capacidade e a capacidade de salto horizontal a pés juntos em crianças e adultos jovens: relação com variáveis antropométricas e funcionais. In . In J. Barreiros, F. Melo e E.B. Sardinha (Eds.), Percepção e Acção III (pp. 87-102). Lisboa: Edições FMH.

Neto, C. (2000). O jogo e tempo livre nas rotinas de vida quotidiana de crianças e jovens. In C.M.L.- Departamento de Acção Social (Eds.). Seminário de Tempos Livres: A Criança, o Espaço, a Ideia (pp. 11-20). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa.

Neto, C. & Carreiro da Costa (2000). Resumos do 8º Congresso de educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa - Desporto, Educação e Saúde . Lisboa: F.M.H., 13-17 de Dezembro.

Neto, C,. Santa Clara, H. & Rodrigues, A. (2000). Expressão Motora - O desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Acção de Formação de Educadores de Infância. Divisão de Educação da Câmara Municipal de Oeiras (103 pág.).

Sardinha, E.B., Vieira, A.C., Barreiros, J. & Pereira, F. (2000). Regularidade temporal da marcha em crianças e adultos. In . In J. Barreiros, F. Melo e E.B. Sardinha (Eds.), Percepção e Acção III (pp. 39-55). Lisboa: Edições FMH.

Seabra, A.P., Barreiros, J. & Duarte, J. (2000). Influência do tamanho do objecto na organização temporal da acção de preensão em adultos e crianças. In . In J. Barreiros, F. Melo e E.B. Sardinha (Eds.), Percepção e Acção III (pp. 11-21). Lisboa: Edições FMH.

Vieira, A.C., Sardinha, E.B. & Barreiros, J. (2000). Determinantes morfológicas na transição marcha/corrida em crianças e adultos. In . In J. Barreiros, F. Melo e E.B. Sardinha (Eds.), Percepção e Acção III (pp. 22-38). Lisboa: Edições FMH.

 

1999.

Godinho, M., Mendes, R., Melo, F. & Barreiros, J. (1999). Controlo Motor e Aprendizagem: Fundamentos e Aplicações . Lisboa: Edições FMH.

Guilherme, J., Pinto, J. & Barreiros, J. (1999). Observação de comportamentos: uma síntese metodológica. In Pedagogia do Desporto - Estudos 6 (pp. 77-100). Lisboa: Edições FMH.

Neto, C. (1999). O jogo e os quotidianos de vida da criança. In R. Krebs, F.Copetti & T. Beltram (Eds.) Perspectivas para o Desenvolvimento Infantil (pp. 49-66). Santa Maria - Brasil: Edições SIEC - Santa Maria.

Neto, C. (1999). Play and society. Play Rights , 20 , 2-3, 3-5.

Neto, C. & Vieira, F. (1999). Resumos da XIV IPA World Conference of The International Association for the Child's Right to Play - " The Community of Play". Lisboa: FMH.

Neto, C., Morais, D. & Brito, M. (1999). Programa de actividades de expressão motora, musical e plástica. Projecto Consolidação dos Sistemas Educativos (Angola-Cabo-Verde-Guiné-Bissau-Moçambique-S. Tomé e Príncepe). Comissão Europeia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (180 pág.).

Neto, C., Morais, D. & Brito, M. (1999). Técnicas de expressão - guia do professor . Projecto Consolidação dos Sistemas Educativos (Angola-Cabo Verde-Guiné-Bissau-Moçambique-S.Tomé e Príncepe). Comissão Europeia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (180 pág.)

Pereira, B. & Neto, C. (1999). As crianças, o lazer e os tempos livres. In M. Pinto & M. Sarmento (Eds.). Saberes sobre as Crianças - Para uma Bibliografia sobre a Infância e as Crianças em Portugal (1974-1998) (pp. 85-107). Braga: Colecção Infans, Centro de Estudos da Criança-Universidade do Minho.

Pezarat, P., Espanha, M. & Barreiros, J. (1999). Envelhecer melhor com a actividade física . Lisboa: Edições FMH.

 

1998.

Barreiros, J. (1998). Envelhecimento e lentidão psicomotora. In P. Pezarat, M. Espanha e J. Barreiros (Ed.) Actas do Simposium "Envelhecer melhor com a actividade física" (pp. 63-72). Lisboa: Edições FMH.

Moreira, M., Fragoso, I. & Neto, C. (1998). Nível maturacional e habilidade motora na criança. Influência do nível de maturação física, do peso e altura, na aprendizagem e desempenho numa habilidade motora fundamental e uma habilidade específica. In A.Marques, A. Prista & A. Faria Júnior (Eds.). Educação Física: Contexto e Inovação (pp. 507-523). Actas do V Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa. Porto/Maputo: FCDEF-UP & FCEF-UPM.

Neto, C. (1998). O desenvolvimento da criança e a perspectiva ecológica do jogo. In R. Krebs, F. Copetti & T. Beltram (Eds.). Discutindo o Desenvolvimento Infantil (pp. 161-164). Santa Maria - Brasil, SIEC - Santa Maria.

Neto, C. (1998). Desenvolvimento motor e constrangimentos sociais: a importância da educação física no contexto escolar. In C.M.O. (Ed.) A criança, a escola e a educação física (pp. 9-20). Oeiras: C.M.O.

Neto, C. (1998). Tempo & espaço de jogo para a criança: rotinas e mudanças sociais. In A. Marques, A.Prista & A. Faria Júnior (Eds.). Educação Física: Contexto e Inovação (pp. 59-74). Actas do V Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa . Porto/Maputo: FCDEF-UP & FCEFD-UPM.

Rodrigues, P. & Neto, C. (1998). Estudo das características sócio-familiares, somáticas e de aptidão física de crianças com diferentes níveis de prestação motora. In A. Marques, A. Prista & A. Faria Júnior (Eds.). Educação Física: Contexto e Inovação (pp. 367-376). Actas do V Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa. Porto/Maputo: FCDEF-UP & FCEFD-UPM.

 

1997.

Azevedo, N.; Van der Kooij. R. & Neto, C. (1997). Brincar: o que pensam os educadores de infância. In C. Neto (Ed.). O Jogo e o Desenvolvimento da Criança (pp. 99-117). Lisboa:Edições FMH.

Barreiros, J., Catela, D., & Godinho, M. (1997). Organização contextual da actividade motora. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física (pp. 49-59).

Barreiros, J., Godinho, M., & Chiviacowsky, S. (1997). Perspectivas contrastantes em aprendizagem motora. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física (pp.11-25).

Cadima, F. & Barreiros, J. (1997). Percepção cinestésica e aprendizagem motora. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física (pp. 81-98).

Curado, A.; Neto, C. & Van der Kooij, R. (1997). Comportamento lúdico da criança portadora de trissomia 21. In C. Neto (Ed.). O Jogo e o Desenvolvimento da Criança (pp. 83-98). Lisboa: Edições FMH.

Fernandes, R., Neto, C. & Morato, P. (1997). Jogo e interacção social: estudo do jogo entre crianças normais e com síndroma de down do 1º ciclo do ensino regular da área de Lisboa. In C. Neto (Ed.). O Jogo e o Desenvolvimento da Criança (pp. 71-82). Lisboa: Edições FMH.

Godinho, M., Barreiros, J., & Correia, P. (1997). Aprendizagem Motora: Teorias e Modelos . Lisboa: Edições FMH.

Mendonça, D., Neto, C., Pereira, B. & Almeida, A. (1997). "Bullying" - A European perspective. Young Minds Magazine , (29), pp. 10-11.

Neto, C. (1997). Resumos da 20th ICCP World Conference -"Play and Society". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Neto, C. (1997). Tempo & espaço de jogo para a criança: rotinas e mudanças sociais. In C. Neto (Ed.). O Jogo e o Desenvolvimento da Criança (pp. 10-22 ). Lisboa: Edições FMH.

Neto, C. (1997). Expressão motora. In S. Vidal (Ed.), Uma antologia sobre actividades físicas (pp. 213-229). Londrina-Pr: Editora Midiograf.

Neto, C. (1997). Actividade física e as culturas de vida quotidiana de crianças e jovens. Congresso Mundial de Educação Física AIESEP 97. Artus-Rev. Ed. Fís. Desp ., V. 13, n.1, pp. 29-38.

Neto, C. (1997). Mudanças sociais, desporto e desenvolvimento humano. In A. Correia (Ed.) O Desporto em Portugal: opções e estratégias de desenvolvimento. Actas do II Congresso de Gestão do Desporto. Associação Portuguesa de Gestão do Desporto , pp. 25-34.

Neto, C. (1997). Jogo e desenvolvimento da criança . Lisboa: Edições FMH.

Neto. C. (1997). Jogo e desenvolvimento da criança - introdução. In C. Neto (Ed.). O Jogo e o Desenvolvimento da Criança (pp. 5-9). Lisboa: Edições FMH.

Neto, C., Morais, D. & Brito, M. (1999). Técnicas de expressão - guia do professor. Projecto Consolidação dos Sistemas Educativos (Angola-Cabo Verde-Guiné-Bissau-Moçambique-S.Tomé e Príncipe) . Comissão Europeia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Pereira, B., Mendonça, D., Neto, C., Almeida, A., Valente, L. & Smith, P. (1997). Facts and figures from the survey on "bullying" in Portuguese schools. 7th EARLI Conference for Research on Learning and Instruction , pp. 159-160.

Pereira, B. & Neto, C. (1997). A infância e as práticas lúdicas - estudo das actividades de tempos livres nas crianças dos 3 aos 10 anos. In M. Pinto & M.J. Sarmento (Eds.). As crianças - contextos e identidades (pp. 219-264). Braga: Colecção Infans, Centro de Estudos da Criança, Universidade do Minho.

Pereira, B.; Neto, C. & Smith, P. (1997). Os espaços de recreio e a prevenção do "bullying" na escola. In C. Neto (Ed.). O Jogo e o Desenvolvimento da Criança (pp. 239-258). Lisboa: Edições FMH.

Pomar, C. & Neto, C. (1997). Actividade física e estereótipo de género: percepção da apropriação e do desempenho motor de género em actividades lúdico-motoras. In C. Neto (Ed.) . O Jogo e o Desenvolvimento da Criança (pp. 178-205). Lisboa: Edições FMH.

Serrano, J. & Neto, C. (1997). As rotinas de vida diária das crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos nos meios rural e urbano. In C. Neto (Ed.). O Jogo e o Desenvolvimento da Criança (pp. 207-226). Lisboa: Edições FMH.

 

1996.

Barreiros, J. & Neto, C. (1996). Body scaled references for catching in adolescents and adults. In P. Marconnet, J. Goulard, I. Margaritis et F. Tessier (Eds.), Frontiers in Sport Science - First Annual Congress of the European College of Sport Science Book of Abstracts (pp. 784-785). Nice, France.

Matos, R., Godinho, M. & Barreiros, J. (1996). Morphological and functional constraints of jumping distance and distance judgement. In P. Marconnet, J. Goulard, I. Margaritis et F. Tessier (Eds.), Frontiers in Sport Science - First Annual Congress of the European College of Sport Science Book of Abstracts (pp 788-789). Nice, France.

Neto, C. (1996/2001/2003). Motricidade e jogo na infância . Rio de Janeiro: Editora Sprint.

 

1995.

Barreiros, J. (1995). Percepção & Acção II . Lisboa: Edições FMH.

Barreiros, J., Castanheira, I., & Figueira, M.J. (1995). A precisão temporal de sequências rítmicas em crianças e adultos. In J. Barreiros (Ed.) Percepção & Acção II (pp. 45-57). Lisboa: Edições FMH.

Barreiros, J., Neto, C., Silva, P. & Santos, C. (1995). Desenvolvimento e categorias de acção. In J. Barreiros (Ed.), Percepção e Acção II (pp. 74-89). Lisboa: Edições FMH.

Barreiros, J. & Sardinha, L. (1995). Percepção & Acção . Lisboa: Edições FMH.

Barreiros, J. & Silva, P. (1995). Hand size and grasping in infants . In B.G. Bardy, R. Bootsma e Y. Guiard (Eds.), VIIIth International Conference on Perception and Action (pp.141-145). Lawrence Erlbaum Associates.

Barreiros, J., Silva, P. & Pereira, F. (1995). Bases perceptivas da organização da acção: affordance, constrangimentos e categorias biodinâmicas de acção. In J. Barreiros e L. Sardinha (Eds.) Percepção e Acção (pp.9-39). Lisboa: Edições FMH.

Canfield, M. & Neto, C. (1995). Aprendizagem da tarefa de rebater sob duas condições diferentes de incerteza ambiental, em crianças de 6 a 9 anos de idade. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 16 (2), 114-121.

Godinho, M., Mendes, R. & Barreiros, J. (1995). Informação de retorno e aprendizagem. Horizonte, 11, 66, 217-220 .

Neto, C. (1995). A família e a institucionalização dos tempos livres. Editora Sprint. , nº79, pp. 35-42. Rio de Janeiro.

Neto, C.(1995). Desportos radicais ou radicalização do desporto?. Revista Horizonte, nº69, pp. 83-85. Lisboa.

Neto, C. (1995). O desenvolvimento do bebé e os efeitos da estimulação organizada. Ginásio , nº2, pp. 58-61,

Pereira, B. & Neto, C. (1995). Le loisir de l'enfance et les pratiques ludiques. In C. Pigeassóu (Ed.), Entre Tradition et Modernitè: Le Sport (pp. 331-343). Montpellier: AGDE.

Silva, P., & Barreiros, J. (1995). O desenvolvimento das acções de alcançar e preensão: uma janela para o acoplamento percepção-acção. In J. Barreiros e L. Sardinha (Eds.) Percepção e Acção (pp. 66-103). Lisboa: Edições FMH.

 

1994.

Barreiros, J. (1994). A variabilidade das condições de prática e interferência contextual em crianças e adultos. In J. Barreiros (Ed.) O efeito de interferência contextual: contributos para o estudo da variabilidade do contexto de aprendizagem (pp. 77-93). Lisboa: Edições FMH.

Barreiros, J. (1994). O efeito de interferência contextual: contributos para o estudo da variabilidade do contexto de aprendizagem . Lisboa: Edições FMH.

Catela, D. & Barreiros, J. (1994). Contextual interference in a positioning task performed by children and young adults. Motricidade Humana: Portuguese Journal of Human Performance Studies, 10 , 1, 30-42.

Neto, C. (1994). A Criança e a Actividade Desportiva. Revista Horizonte , 10, 60, 203-206.

Neto, C., Pais, N., Santos, L. & Viegas, F. (1994). Play in Portugal - some basic information. Play Rights , XVI, 3/4, 2-13.

Neto, C. (1994). A família e a institucionalização dos tempos livres. Ludens , 14, 1, 5-10.

Neto, C. (1994). O jogo e a exploração do espaço livre. Ludens , 14, 1, 23-27.

Pereira, B., & Neto, C. (1994). O tempo livre na infância e as práticas lúdicas realizadas e preferidas. Ludens , 14, 1, 35-41.

 

1993.

Canfield, M., & Neto, C. (1993). O padrão fundamental de rebater apresentado por crianças de 6-9 anos de idade. Uma análise qualitativa . Proceedings of the 8th World Congress of Sport Psychology FMH (ED.), pp. 652-655.

Ferreira, P., & Neto, C. (1993). A situação actual das ludotecas em Portugal. In Actas do V Encontro Nacional de Ludotecas (pp. 27-46). Porto.

Lopes, V., & Neto, C. (1993). Biossocial and somatic determinants of motor performance of 5/6 year-old children. Proceedings of the 8th World Congress of Sport Psychology , (pp. 683-686). FMH.Lisboa.

Matos, R., Laranjo, J. & Barreiros, J. (1993). Practice variability in young adolescents. Proceedings do 8th World Congress of Sport Psychology (pp. 686-688). Lisboa.

Neto, C. & Santos, L. (1993). Resumos do Encontro " Os Jogos no Mediterrâneo - As Praticas Lúdicas das Crianças". Lisboa: Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Neto, C. (1993). Resumos do 2º Encontro sobre "Jogo e Desenvolvimento da Criança/ Perspectivas de Investigação ". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Neto, C. (1993). Disciplina de didáctica . Mestrado em Ciências de Educação - Metodologia de Educação Física. CDI, FMH.

Neto, C., Barreiros, J., & Brito, M. (1993). Normas de segurança para espaços de jogo infantil . Instituto Nacional de Defesa do Consumidor / Instituto de Apoio à Criança. Lisboa.

Neto, C. (1993). O desenvolvimento motor do bebé e os efeitos da estimulação organizada. Problemas e perspectivas. Revista do Ginásio Clube Português , 2, 35-37.

Neto, C., & Piéron, M. (1993). Apprentissage et comportement d'enfants dans des situations visant l'aquisition d'habilités motrices fondamentales . Revue de L'Education Physique , 33, 1, 27-36.

Pereira, F. & Barreiros, J. (1993). Contextual interference and physiological effects. Proceedings do 8th World Congress of Sport Psychology (pp. 697-699). Lisboa.

 

1992.

Barreiros, J. (1992). Aprendizagem Motora: Variabilidade das condições de prática e interferência contextual . Lisboa: Edições FMH.

Barreiros, J. (1992). Variability of practice and contextual interference in children and adults. Motricidade Humana , 8 , 1, 5-15.

Barreiros, J. (1992). Desenvolvimento Motor: síntese histórica e tendências actuais. Ludens , 12 , 3/4, 23-28.

Barreiros, J. & Brito, M. (1992). Espaços de jogo Infantil: elementos para o planeamento em meio urbano . Lisboa, Direcção Geral dos Desportos.

Barreiros, J., Matos, R. & Laranjo, J. (1992). A variabilidade das condições de prática em jovens adolescentes. Ludens , 12 , 3/4, 63-68.

Barreiros, J. & Seabra, A. (1992). Estudo da influência de variáveis antropométricas seleccionadas na prestação de equilíbrio sobre trave. Ludens , 12, 3/4, 49-50.

Figueiredo, T. & Barreiros, J. (1992). Contextual interference: an overview. Motricidade Humana: Portuguese Journal of Human Performance Studies , 8 , 2, 61-71.

Neto, C. (1992). Desenvolvimento e adaptação motora - projectos e actividades de formação e investigação. Ludens , 12, 3/4, 5-16.

Neto, C. (1992). The present and future perspectives of play and playgrounds in Portugal . Ludens , 12, 3/4, 83-89.

Neto, C. (1992). Mais divertimento com desporto. Revista Pais , 20, 88-91.

Neto, C., Barreiros, J. & Brito, M. (1992). Normas de segurança para espaços de jogo infantil . Instituto Nacional de Defesa do Consumidor / Instituto de Apoio à Criança. Lisboa.

Neto, C. Mendes, R., Sentieiro, A., Gonçalves, P. & Dinis, L. (1992). Estudo dos efeitos de três contextos de aprendizagem na aquisição de uma habilidade motora específica (salto em comprimento). Ludens , 12, 3/4, 71-76.

Neto, C. Morais, & Abranches, L. (1992). Programa de expressão e educação física-motora, musical e plástica para a região de Cabo Verde . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Publicações dos docentes da Disciplina (desde1992)

Professor Carlos Neto - Professor João Barreiros

topo
topo
topo
topo
topo
topo

DM

topo
topo
topo
topo
topo
topo
topo
topo
DM
topo
topo
topo
topo
topo
 
Publicações  
 

   
  Horários
 

Avaliação

 

Material de Apoio

    Programa
  Publicações
 
  Orientações